Unidades destacam importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero
As servidoras da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo participaram, nesta segunda-feira (06), da abertura da Campanha Outubro Rosa na sede da secretaria.
A atividade contou com palestra sobre as doenças que têm maior prevalência nas mulheres, exames para detecção e formas de prevenção. Uma apresentação, chamada de Prevenção Cantada, do grupo de agentes comunitários de saúde (ACSs), finalizou a ação.

A importância da prevenção na área da saúde com o autocuidado e realização de exames foi destacada pelo secretário municipal de Saúde, Gabriel Mello. E não só durante a Campanha Outubro Rosa no caso do câncer de mama e do colo do útero, mas em relação à saúde da mulher como um todo. Para ele, o maior objetivo da campanha de conscientização é trabalhar a promoção e prevenção em saúde durante todo o ano.
“Quando a gente fala do Outubro Rosa, a mensagem principal é a da prevenção, não só do câncer de mama e do colo do útero, mas de todas as doenças que podem ser evitadas. A prevenção é a melhor maneira de economizar com saúde porque a gente evita que o paciente chegue ao agravo. Essa campanha é para chamar atenção da população através da sensibilização. Qualquer doença, se descoberta precocemente, terá mais chance de cura ou diminuição do agravo. Temos que mudar a cultura do tratar depois”, avaliou o secretário.
Rafaella Apolinário, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), lembrou da importância das servidoras também se cuidarem. “Nós, que trabalhamos na área da saúde, precisamos tirar um tempo para cuidar de nós. O nosso papel aqui é sempre cuidar do outro, do próximo. Precisamos fazer essa auto reflexão em olhar para gente como mulher e colocar todos os exames em dia. O câncer só vem crescendo e afeta a gente. Que este mês e todos os meses do ano seja de prevenção e de cuidado e que a gente possa olhar para o próximo, mas também para nós”, orientou a presidente.
A coordenação do Programa Municipal de Saúde Integral à Saúde da Mulher realizou palestra com informações importantes para as mulheres. A enfermeira e coordenadora, Daiana Raposo, falou sobre as principais doenças que afetam as mulheres (cândida, infecção urinária, endometriose, miomatose uterina, síndrome do ovário policístico, osteoporose, doenças cardiovasculares, câncer do colo do útero e de mama), como prevenir, como fazer o autoexame das mamas e quais exames de rotina devem ser feitos, como a mamografia e o preventivo. Ela também anunciou o novo exame que será feito na cidade.
“Nosso município foi escolhido pelo Ministério da Saúde como piloto para implantação do teste de DNA HPV – principal causador do câncer de colo do útero e que é sexualmente transmissível. Esse exame vai ser um avanço muito grande para a saúde da população gonçalense porque a gente vai conseguir detectar muito precocemente o HPV e tratar. Quando a gente trata precocemente, a doença tem mais chance de cura ou tem muita chance de reduzir o índice de letalidade”, contou a coordenadora.
Ela também mostrou as alterações que ocorrem na mama relacionadas ao câncer de mama para as servidores ficarem atentas. “Se observarem inchaço ao redor da mama, dor no mamilo, secreção, mamilo invertido, aspecto enrugado e nódulos, vocês devem procurar atendimento o quanto antes. Esses são alguns dos sintomas que a gente consegue identificar com muita facilidade. Se a gente não se cuida, a gente sofre as consequências depois. E os cuidados devem ser durante todo o ano, mesmo sem sentir qualquer sintoma”, finalizou Raposo.
Prevenção Cantada
O grupo formado por agentes comunitários de saúde (ACSs) fez apresentação de duas paródias das músicas “Whisky à go-go”, do grupo Roupa Nova; e “Show das poderosas”, de Anitta, que falam sobre a prevenção do câncer de mama. Durante a apresentação, elas também mostram os movimentos de como a mulher deve se tocar para fazer o autoexame das mamas.
O grupo foi criado em setembro de 2019 quando uma das agentes teve câncer de mama. “Nós abraçamos essa ideia de uma amiga muito esforçada e dedicada, que faleceu há exatamente dois anos de câncer de mama. Era um trabalho que ela gostava muito de fazer, mesmo antes de descobrir o câncer e que foi intensificado com ele. A gente deu continuidade ao trabalho dela porque a gente sabe da importância da prevenção e de levar a informação para as pessoas”, contou Maria das Graças Almeida Faria.
A também ACS Elinete Lugatti de Souza disse que é um meio que chama muito atenção das pessoas. “Ela encontrou uma forma lúdica de envolver as pessoas com relação a se cuidar mais, a ter o autocuidado. Ela achou uma forma de cantar a prevenção, que chama mais atenção através de paródias. A gente se apresenta em várias unidades de saúde e também destacamos que o câncer não tem idade. Desde nova, as mulheres têm que se tocar”, finalizou.
Confira a programação Outubro Rosa:
Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde de São Gonçalo estão mobilizadas para realizarem palestras nas salas de espera.
13.10: USF David Capistrano, Itaúna, às 9h30;
13.10: Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, às 9h;
14.10: Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha, 10h;
16.10: Polo Sanitário Jorge teixeira de Lima, Jardim Catarina, às 9h;
17.10: USF Vila Lage, às 8h;
17.10: USF Juarez Antunes, Laranjal, às 9h;
18.10: Espaço Rosa, no Zé Garoto, às 9h;
21.10: Polo Sanitário Paulo Marques rangel, Porto do Rosa, às 8h;
22.10: Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 9h;
25.10: Caminhada Outubro Rosa.
Fotos: Luiz Carvalho
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
