Projeto “Meu Ambiente” retorna à Escola Margarida Rosa com quiz sobre reciclagem

Projeto “Meu Ambiente” retorna à Escola Margarida Rosa com quiz sobre reciclagem

Ação educativa reforça a importância do descarte correto e da consciência ambiental entre os alunos

A Escola Municipal Margarida Rosa Marques Galvão, localizada no bairro Amendoeira, recebeu, nesta terça-feira (1º), mais uma edição do Projeto “Meu Ambiente”, promovido pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, em parceria com a Secretaria de Educação.

A atividade foi direcionada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental II, que participaram de um quiz interativo sobre reciclagem, unindo conhecimento, participação e diversão.

A proposta da dinâmica foi estimular o raciocínio rápido e a interação da turma, reforçando conteúdos importantes como a separação correta dos resíduos, os materiais recicláveis, o impacto do lixo no meio ambiente e a importância do consumo consciente. Além de ampliar o conhecimento sobre temas ambientais, o quiz também contribuiu para despertar o senso crítico e a responsabilidade ambiental dos alunos, de forma leve e envolvente.

Esta não foi a primeira vez que a escola participou do projeto. Em maio, os mesmos alunos participaram da atividade “Caixa Misteriosa”, uma ação lúdica e educativa que consistia em retirar objetos de uma caixa surpresa — como papéis, garrafas plásticas e papelão — para discutir se eram recicláveis e quanto tempo levavam para se decompor no meio ambiente.

A iniciativa chamou a atenção dos estudantes para a importância de reciclar e não descartar resíduos nas ruas, promovendo uma reflexão prática sobre o impacto do lixo na natureza.

“O tema da reciclagem tem aparecido cada vez mais nas atividades escolares, mostrando a preocupação dos professores com os problemas causados pelo descarte incorreto do lixo. Isso inclui tanto a poluição ambiental quanto a ideia de que o que é jogado fora pode ser reaproveitado. Além disso, muitos desses resíduos acabam sendo uma fonte de renda para pessoas que trabalham com a reciclagem”, destacou a educadora ambiental e coordenadora do projeto, Glauce Batista Junior.

O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, também ressaltou a relevância do projeto para a construção de uma cultura sustentável no município.

“Com o Projeto “Meu Ambiente”, levamos para as escolas muito mais que conhecimento — levamos transformação. São atividades que, ao mesmo tempo que educam, encantam, e isso é essencial para formar cidadãos mais conscientes e engajados com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

O Projeto “Meu Ambiente” integra o Programa Municipal de Educação Ambiental de São Gonçalo (ProMEA São Gonçalo) e está em conformidade com a Resolução Conjunta SEAS/Inea Nº 039/2021, promovendo ações contínuas nas escolas públicas da cidade, com foco na sustentabilidade, educação ambiental e cidadania.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *