Câmara de Vereadores celebrou aniversário de 446 anos de São Gonçalo

Câmara de Vereadores celebrou aniversário de 446 anos de São Gonçalo

Data marca a doação das “terras das Bandas d’Além” ao colono Gonçalo Gonçalves

O município de São Gonçalo completou 446 anos no último domingo (06), data que marca a doação das “terras das Bandas d’Além” ao colono Gonçalo Gonçalves, ato que deu origem à cidade. Para celebrar o aniversário, uma solenidade de homenagem foi realizada na tarde de segunda-feira (07) na Câmara de Vereadores, localizada no bairro Zé Garoto.

O evento, uma iniciativa da Frente Literária Gonçalense (Flig) em parceria com o vereador Juliano Freitas (PT), reuniu diversas personalidades para reconhecer a história e a contribuição de figuras importantes para o município.

Durante a cerimônia, dezenas de pessoas foram agraciadas com títulos e moções de aplausos. Houve destaque para as homenagens in memoriam ao jornalista e historiador Salvador Mata e Silva, falecido em 2016, cujo legado é marcado por sua atuação na cena cultural local, e ao médico e historiador Luís Palmier, figura atuante na política da cidade e autor do clássico “São Gonçalo Cinquentenário”, o primeiro livro publicado sobre o município.

Outras personalidades de destaque na cena cultural e intelectual de São Gonçalo também foram reconhecidas, incluindo os historiadores Homero Guião, Carlos Medeiros e Rui Aniceto; os jornalistas Rujany Martins, Cyntia Fonseca e Renata Sena; e a professora Maria Nelma Carvalho Braga, creditada pela descoberta da data oficial da criação da sesmaria que deu origem à cidade.

Reportagem: Mauro Júnior

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *