Gonçalenses comemoram atuação do Programa Limpa Rio que realiza ações nos bairros

Gonçalenses comemoram atuação do Programa Limpa Rio que realiza ações nos bairros

Equipes atuam em rios do Luiz Caçador, Alcântara, Brandoas, Marimbondo e Palmeiras/Salgueiro

O Limpa Rio, programa que é fruto de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Governo do Estado, segue dando frutos no município. Nesta quinta-feira (30), por exemplo, está sendo feita a dragagem do Rio Luiz Caçador com o auxílio de uma escavadeira. Esse tipo de trabalho é fundamental para reduzir os casos de alagamento no município.

O objetivo do Limpa Rio é realizar a manutenção e a limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Ao retirar os resíduos, que acabam impedindo a passagem da água em alguns pontos, o fluxo normal do rio é facilitado, evitando que o nível da água se exceda durante as chuvas e diminuindo os alagamentos.

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância do projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2021 no município. “A gente está buscando, constantemente, reduzir o problema dos alagamentos na cidade. O Muvi, por exemplo, já está dando resultados e o Limpa Rio também. Com o programa, retiramos volumes significativos de sedimentos dos rios. Desde o início, já foram realizados cerca de 25,4 km de extensão de serviços mecânicos de limpeza e desassoreamento em diversos corpos hídricos do município de São Gonçalo”, afirmou o prefeito.

Os moradores que moram próximo ao Rio Luiz Caçador comemoram a limpeza do local. Hérmes Cunha, de 69 anos, mora no bairro de Nova Cidade há 30 anos. “Esse rio estava precisando há muito tempo dessa limpeza. É nítido como já melhorou o local. A máquina do Limpa Rio está aqui há um mês. O bairro enche sempre que chove, então, essa limpeza é uma esperança para nós de que a situação melhore”, disse.

João Carlos de Abreu, de 68 anos, também celebrou o programa no seu bairro. “Já é uma força que está dando para nós. A limpeza está ótima! Muita gente já perdeu eletrodomésticos e móveis aqui por causa dos alagamentos das chuvas. Fica péssimo! Agora, esperamos que melhore”, disse o aposentado que mora no bairro há 50 anos.

Além do Rio Luiz Caçador, equipes estão no Rio Alcântara, no Rio Brandoas, Rio Marimbondo e Rio Palmeiras/Salgueiro.

Limpa Rio

Desde o início da parceria já foram contemplados parte dos rios: Alcântara/Colubandê e Afluentes, Canal Isaura Santarém, Luiz Caçador, Mutondo, Coelho, Imboaçu, Canal Califórnia e Madeira (Afluentes do Imboaçu), Brandoas, Marimbondo, Aldeia e Afluente, Salgueiro, Valério (Afluente do Salgueiro), Canal Mutuaguaçu, além da desobstrução de importantes canais de drenagens nos bairros Boaçu, Porto Velho e Neves.

No ano de 2024, foram 19 frentes de trabalho em São Gonçalo, totalizando mais de 15 mil metros de extensão com limpeza e desassoreamento de canais. Foram retiradas mais de 364 mil toneladas resíduos dos corpos hídricos da cidade de janeiro a dezembro deste último ano.

Um grande destaque é a inédita desobstrução da foz do Rio Marimbondo na Baía de Guanabara, por meio de escavadeira anfíbia, otimizando de forma significativa o escoamento das águas do corpo hídrico, além de permitir a entrada e saída de barcos dos pescadores da comunidade pesqueira do bairro Porto Novo. 

Fotos: Fabio Guimarães

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *