Shopping de Niterói distribui panetones mofados, diz cliente

Shopping de Niterói distribui panetones mofados, diz cliente

Situação ocorreu por três dias consecutivos, conforme denúncia

A distribuição de panetones mofados virou alvo de denúncia contra o Plaza Shopping Niterói, localizado no Centro da cidade. Segundo um cliente, os produtos fazem parte da campanha de fidelidade de Natal. A queixa foi registrada na Vigilância Sanitária na última quinta-feira (12).

A campanha, que acontece de 5 a 24 de dezembro, oferece um panetone da marca Kopenhagen como brinde para clientes que realizam compras acima de R$ 500. No entanto, segundo o consultor Vítor Monteiro, de 37 anos, o problema teve início já no primeiro dia da promoção.

No dia seguinte, Vítor retornou ao shopping para relatar o problema. De acordo com ele, foi oferecido outro panetone, mas, ao abri-lo, percebeu que também estava mofado. Já no dia 7, ao retirar um terceiro panetone, encontrou o mesmo problema.

“Durante três dias consecutivos, recebi panetones mofados. Tentei de todas as formas evitar que o Plaza continuasse a distribuir esses produtos, mas, mesmo assim, continuaram entregando. Fui obrigado a alertar as pessoas, pois, mesmo 10 dias após o início da campanha, os panetones ainda estavam mofados”, contou.

Campanha não foi paralisada, alega cliente

O cliente ainda afirmou que, na última segunda-feira (9), durante uma conversa com funcionários do Plaza, teria sido confirmada a existência de um lote de panetones comprometido. Ele foi informado de que cerca de 7 mil panetones foram encomendados, mas, mesmo assim, a campanha não foi paralisada.

“Estou frustrado e apreensivo, pois quem não verificou o produto pode ter consumido algo impróprio, o que representa um risco à saúde. Imaginem mais de 7 mil pessoas passando mal ou algo ainda pior… Tenho muitos amigos e uma família grande”, enfatizou Vítor.

REGRAS – Os brindes são entregues aos clientes mediante a apresentação de suas notas fiscais no sistema da promoção. “Clientes 3 Estrelas” podem enviar uma nota fiscal de qualquer valor, enquanto “Clientes 2 Estrelas” devem acumular R$ 500 em notas fiscais.

Segundo Vítor, ele não foi o único a ser afetado pela situação. No sábado (14), uma amiga dele recebeu um panetone e, ao abrir, também encontrou o produto mofado. Até o momento, há relatos de pelo menos 15 panetones mofados, de acordo com o consultor.

A DEFESA – O Plaza Shopping informou que prestou atendimento ao cliente e realizou a troca do produto.

“Os panetones da campanha de Natal estão armazenados em local adequado e de acordo com as orientações do fabricante, que já foi acionado e está acompanhando o caso. O shopping ressalta que não há comprometimento de nenhum lote e reforça o compromisso com a qualidade dos produtos e bem-estar dos clientes”, disse o empreendimento em nota. 

De acordo com laudo técnico do Grupo CRM, detentor da marca Kopenhagen, “as avaliações das imagens demonstram a ocorrência de uma característica tecnicamente conhecida como ‘Fat Bloom’, que se trata da migração de compostos gordurosos do produto para a superfície da forma de papel. O aspecto é de gordura, solidificada que tem colocação clara, sendo parte da fórmula dos produtos. Essa migração, embora tenha a aparência esbranquiçada, não tem relação com mofo ou qualquer tipo de bolor”, garantiu.

Ainda segundo a nota, a ocorrência impacta na aparência do produto e pode interferir, de forma não significativa na textura do produto, “porém não coloca em risco à saúde do consumidor”.

“A possível causa apontada pelo fabricante é uma possível interação com o antimofo aplicado no produto durante sua fabricação, ocasionando a migração do componente gorduroso”, esclarece.

O que diz a Vigilância Sanitária

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que uma equipe da Vigilância Sanitária realizou nesta segunda-feira (16) uma vistoria no local. E que na ação, não foram constatadas alterações ou irregularidades nos lotes dos produtos verificados.

“Além disso, as condições de armazenamento estavam adequadas em relação à conservação, como temperatura e local. Em razão da denúncia, os agentes recolheram 10 unidades do produto, que foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública para análise”, disse.

As equipes da Vigilância Sanitária realizam um trabalho de fiscalização de estabelecimentos comerciais periodicamente, durante todo o ano. Os agentes também fazem ação educativa para a população e proprietários de comércios.

As fiscalizações também podem ocorrer por meio de denúncias da população pelo aplicativo Colab.re, pelo e-mail vigilanciasanitaria.servicos@saude.niteroi.rj.gov.br ou o telefone 96955-1295.

Fonte: enfoco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *