Estado reforça segurança no Carnaval com 385 viaturas equipadas com câmeras de reconhecimento facial

Estado reforça segurança no Carnaval com 385 viaturas equipadas com câmeras de reconhecimento facial

Equipamentos fazem parte do pacote de investimento em tecnologia, do governo Cláudio Castro,  na área da segurança pública

A segurança pública estadual trabalha com alta tecnologia para garantir a segurança dos foliões no carnaval deste ano. Pela primeira vez, em um grande evento, 385 viaturas da Polícia Militar estão equipadas com câmeras de reconhecimento facial e sistemas de leitura de placas de veículos. A tecnologia vai auxiliar as ações dos agentes de segurança e agilizar as abordagens.

–  Estamos colocando à disposição da população toda a tecnologia de ponta que o Governo do Estado adquiriu. Pelo terceiro ano seguido, faremos um Carnaval seguro para moradores de todo o estado e para os turistas. Este é o recado que deixamos para os criminosos, principalmente para os foragidos: se forem identificados pelo nosso sistema de monitoramento, serão presos imediatamente – afirmou o governador Cláudio Castro.

As viaturas estão posicionadas em pontos estratégicos na capital, principalmente onde ocorrem as festas de Carnaval. O monitoramento é realizado em tempo real, e as imagens ficam armazenadas no sistema da Polícia Militar.  

Em caso de identificação de um foragido, os agentes que atuam nas ruas são acionados imediatamente para realizar a abordagem, seguida de prisão. A Polícia Militar vai continuar a seguir os protocolos adotados no último ano, com o uso de drones, câmeras com software de reconhecimento facial em vias urbanas, apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel e auxílio de aeronaves nas rodovias e em megaeventos.

–  A Polícia Militar vai cumprir o seu papel, que é proteger o cidadão. Estamos com mais de 12.500 policiais trabalhando em todo o estado para garantir um carnaval seguro. A tecnologia vem para auxiliar o trabalho que realizamos e vai colaborar muito – afirmou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.

Mais de 400 prisões

No carnaval do ano passado, entre sexta-feira e terça-feira, as ações da Polícia Militar resultaram em mais de 400 prisões em todo o estado. Desse total, 52 foram realizadas em cumprimento de mandados de prisão. As câmeras de reconhecimento facial auxiliaram na identificação de 12 dessas pessoas.

Além das prisões, houve a apreensão de 58 adolescentes. Nas revistas realizadas nas entradas do Sambódromo e dos megablocos, foram apreendidas 213 facas e outros objetos perfurocortantes.

Fotos: Rafael Wallace

Passe sua informação pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345

São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.