Regras de manipulação de alimentos e normas sanitárias são detalhadas
Na manhã desta quinta-feira (12), o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo promoveu mais uma capacitação direcionada aos funcionários de supermercados, realizada no auditório da secretaria.
O objetivo foi mostrar para os responsáveis pelos estabelecimentos a manipulação adequada de alimentos e as normas sanitárias exigidas para a comercialização dos mesmos.
Esta é a segunda qualificação, no intervalo de 15 dias, oferecida pela Vigilância Sanitária aos supermercados, que foram convidados a comparecer através de carta-convite entregue nos próprios estabelecimentos ou através de contato telefônico.
A terceira vai acontecer após o Carnaval em data e horário que ainda serão definidos. Mas os interessados já podem fazer as inscrições através do email vigilanciasanitaria@pmsg.rj.gov.br. Cada capacitação oferece 42 vagas e as inscrições estão sujeitas à lotação do auditório da Secretaria, que fica no G2 do Shopping São Gonçalo), em Boa Vista.
A iniciativa tem como objetivo qualificar os profissionais do setor, garantindo mais segurança alimentar para a população e o correto funcionamento dos estabelecimentos. Durante a capacitação, são abordados temas essenciais de como os alimentos podem ser colocados à venda, os critérios para fracionamento e armazenamento, além das boas práticas de higienização e limpeza de equipamentos e ambientes.
O treinamento também orienta sobre a infraestrutura adequada dos espaços, incluindo áreas de preparo, armazenamento e exposição dos alimentos, respeitando as normas sanitárias. Outro ponto de destaque é o conjunto de regras destinadas aos funcionários, como o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuidados com a higiene pessoal, controle de saúde ocupacional e condutas permitidas durante o manuseio dos alimentos.
“Estamos dando oportunidade aos responsáveis pelos supermercados para saberem o que podem e o que devem fazer para manter os ambientes e todo o comércio em condições de higiene para a comercialização dos produtos. São dicas fundamentais para prevenir riscos à saúde pública, reduzir irregularidades e garantir a qualidade dos alimentos. Não queremos punir ninguém. Mas vamos continuar com as fiscalizações e esperamos que todos estejam cumprindo as normas”, esclareceu o diretor da Vigilância Sanitária, Romário Brandão.
Os participantes recebem certificado emitido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps).
Fotos: Ascom
São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
