Novo Centro de Socioeducação é inaugurado em São Gonçalo e amplia assistência a adolescentes

Novo Centro de Socioeducação é inaugurado em São Gonçalo e amplia assistência a adolescentes

Nova unidade do Degase oferece mais infraestrutura, segurança e fortalece o atendimento regionalizado no cumprimento de medidas socioeducativas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou o Centro de Socioeducação Flávio Motta da Silva (CENSE São Gonçalo), nova unidade de internação do sistema socioeducativo do Degase. Com investimento de R$ 9,2 milhões e capacidade para 40 vagas, o equipamento representa mais um avanço na modernização da rede estadual voltada ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com foco em dignidade, ressocialização e segurança.

— Estamos investindo em estruturas mais humanizadas, modernas e eficientes, que garantem não apenas segurança, mas também oportunidades reais de mudança de trajetória para esses jovens. Cada unidade entregue fortalece a política de socioeducação, valoriza os servidores e amplia a capacidade do Estado de oferecer um atendimento mais digno e qualificado — destacou o governador Cláudio Castro.

Com mais de 950 m² de área construída, esta é a primeira das oito unidades previstas para conclusão até 2026, dentro do plano de expansão da rede socioeducativa estadual. A unidade conta com novos prédios destinados à escolarização e atendimento de saúde, quadra poliesportiva, quadra de areia, alojamentos padronizados, cozinha e refeitório remodelados. O espaço também utiliza energia solar, com placas fotovoltaicas instaladas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. As obras foram executadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop-RJ).

Projetada dentro de elevados padrões de infraestrutura, tecnologia e segurança, a nova unidade proporciona ambiente adequado para o desenvolvimento das ações pedagógicas, técnicas e administrativas. A estrutura também amplia as condições de trabalho dos servidores, fortalecendo a eficiência da gestão e a qualidade do acompanhamento socioeducativo.

O CENSE São Gonçalo recebe o nome de Flávio Motta da Silva, servidor falecido em 30 de outubro de 2025, homenageado por sua dedicação e contribuição ao fortalecimento do sistema socioeducativo no Estado do Rio de Janeiro.

— Com esta unidade, o Degase avança na reorganização da rede, ampliando a capacidade de atendimento e qualificando os fluxos técnicos e pedagógicos. A estrutura foi pensada para dar mais eficiência à gestão, mais segurança ao trabalho dos servidores e melhores condições para a execução das medidas socioeducativas — afirmou Victor Poubel, diretor-geral do Degase.

Atualmente, o Degase conta com 11 unidades de internação e 12 de semiliberdade, distribuídas estrategicamente para assegurar atendimento regionalizado, segurança institucional e o cumprimento das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Fotos: Divulgação Gov RJ

Passe sua informação pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345

São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.