Prefeitura atua de forma eficaz durante as chuvas intensas dos últimos dias

Prefeitura atua de forma eficaz durante as chuvas intensas dos últimos dias

Defesa Civil e Assistência Social seguem nas ruas e equipes da Conservação são reforçadas

Equipes da Prefeitura de São Gonçalo estão atuando com reforço desde o último final de semana, em ações para mitigar os efeitos das fortes chuvas que atingem todo o Estado do Rio de Janeiro.

Agentes das Secretarias de Saúde e Defesa Civil e de Assistência Social seguem nas ruas, atendendo às ocorrências e dando apoio às famílias que precisaram deixar suas residências momentaneamente. E a Secretaria de Conservação, que também está trabalhando ininterruptamente, apela à população para que evite colocar lixo nas calçadas durante as chuvas.

Desde o último final de semana, a Defesa Civil atendeu ocorrências envolvendo ameaças de deslizamento de encosta e de desabamento de imóveis nos bairros Tribobó, Sacramento, Almerinda, Engenho do Roçado, Laranjal, Lindo Parque, Colubandê, Novo México, Nova Grécia. No Salgueiro, as sirenes foram acionadas, com 44 desabrigados sendo levados para o ponto de apoio no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região, após ocorrência de inundação por transbordamento de rio.

Na noite desta segunda-feira (9), houve um deslizamento de talude na Rua Dr. March, no bairro Tenente Jardim. A Defesa Civil isolou a área e equipes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Conservação foram acionadas e seguem fazendo a desobstrução da via nesta terça-feira (10). Com a ocorrência, oito moradores da região foram acolhidos no ponto de apoio localizado no Colégio Municipal Evadyr Molina, na Venda da Cruz.

Ainda na segunda-feira (9), a Defesa Civil foi acionada para ocorrências de ameaça de desabamento de imóvel e/ou muro na Lagoinha, Jardim Catarina, Nova Grécia, Maria Paula e Boaçu; ameaça de deslizamento de encosta em Santa Izabel, Morro do Castro e Engenho do Roçado; alagamento no Jardim Catarina.

A Secretaria de Conservação segue atuando na limpeza das ruas e retirada de galhos de árvores, incluindo desobstrução de redes de águas pluviais, bueiros, bocas de lobo e valões. Nesta segunda-feira (9), o trabalho seguiu em diversas frentes, como Trindade, São Miguel, Neves, Porto Velho e Vila Lage, dentre outros bairros.

A Prefeitura também alerta a população sobre a importância do descarte correto do lixo, levando em consideração as condições climáticas. O acúmulo de detritos e resíduos nas vias, calçadas e bueiros dificulta o escoamento de águas pluviais e aumenta o risco de alagamentos, assoreamento de rios e risco de doenças. Para isso, é indicado que o cidadão deixe o lixo no seu portão próximo ao horário da coleta e, em casos de previsão de chuva forte, mantenha o lixo doméstico dentro de casa, em um local alto, evite o descarte de entulhos e utilize sacos bem resistentes.

Em caso de emergência, a população pode ligar para os números 199 e (21) 98737-0807 ou para o 193 do Corpo de Bombeiros.

Foto: Jonnathan Smith