Prefeitura realiza aula inaugural da 17ª turma do Lidera Mulher

Prefeitura realiza aula inaugural da 17ª turma do Lidera Mulher

Programa voltado ao empreendedorismo feminino é uma parceria entre a Prefeitura e Sebrae

Com mais de 200 inscrições, o Lidera Mulher iniciou, na tarde desta quinta-feira (5), a sua 17ª turma, no Partage Shopping. O programa é uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Assistência Social, com o Sebrae.

O curso gratuito fornecido pelo programa é voltado ao empreendedorismo feminino e aborda temas como estratégias de divulgação digital, precificação de produtos, formalização como Microempreendedora Individual (MEI), entre outros. Na aula inaugural, o instrutor Raphael Santos falou sobre ferramentas de Inteligência Artificial para MEI.

“O governo do Capitão Nelson tem sido um parceiro fundamental para o sucesso da iniciativa, acreditando no potencial transformador do projeto. Inscrevemos o Lidera no prêmio nacional Prefeitura Empreendedora, criado pelo próprio Sebrae. Estou muito feliz em ver mais uma turma gigante se formando e sei que, no final, todas vocês estarão ainda mais animadas e realizadas. Espero que curtam bastante esse curso”, afirmou o secretário de Assistência Social, Felippe Mattos. 

De acordo com a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, a procura pelo projeto cresce a cada edição.

 “Centenas de mulheres buscam alternativas para conquistar autonomia financeira e o projeto cresce cada vez mais. O Lidera Mulher vai além da capacitação técnica em empreendedorismo: trabalhamos também o fortalecimento da autoestima e o reconhecimento da potência da mulher em seus múltiplos papéis”, destacou.

O projeto também se diferencia por oferecer um acompanhamento ampliado às participantes. Além das aulas ministradas por instrutores do Sebrae, as mulheres recebem orientações técnicas da equipe especializada da subsecretaria, incluindo informações sobre enfrentamento à violência doméstica e sobre as políticas públicas voltadas às mulheres no município. 

Após o término da capacitação, as participantes permanecem inseridas no projeto e têm a oportunidade de expor e comercializar seus produtos no Espaço Lidera Mulher, no Partage Shopping, ampliando sua visibilidade e inserção no mercado. 

“Soube da capacitação por uma indicação e pela Internet. Já vendo produtos artesanais com EVA, MDF e biscuit. Vim para cá querendo aprender mais, principalmente, com a área das redes sociais, pois sei que ajuda muito no negócio. Eu nunca fiz curso nenhum e estou animada”, contou a aluna Ieda da Silva, de 50 anos.

Foto: Jonnathan Smith

São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.