ASAS realiza soltura de jacaré e cágado em seus habitats naturais

ASAS realiza soltura de jacaré e cágado em seus habitats naturais

Animais passaram por avaliação física, triagem e cuidados veterinários

A equipe da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes do município de São Gonçalo, e agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram, nesta manhã de quarta-feira (4), a soltura de um jacaré-de-papo-amarelo adulto (com aproximadamente 1 metro e 70 cm) e de um cágado jovem em seus respectivos habitats naturais.

O jacaré foi resgatado por bombeiros após as chuvas de domingo (1), dando entrada na ASAS na segunda-feira (2). Já o cágado, foi entregue na APA do Engenho Pequeno no sábado (31).

Os dois animais passaram por uma avaliação física, triagem e cuidados feitos pelos veterinários ligados à Universidade Estácio, que atuam na ASAS através de um termo de cooperação técnica. A localização exata da soltura dos animais não pode ser divulgada para evitar que eles sejam caçados.

“Na ASAS, recebemos animais silvestres em situação de risco e promovemos sua reabilitação. Os animais são tratados e soltos em seu habitat assim que possível. Foi o que aconteceu hoje. Eles foram liberados, com todo o cuidado necessário, em seus habitats naturais, onde podem conviver com outras espécies tranquilamente. Ao todo, já recebemos quase 5 mil animais na ASAS”, afirmou o secretario de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.

O trabalho na ASAS, que funciona na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, é guiado por protocolos técnicos e legais, com foco na saúde e conservação das espécies. Atualmente, a ASAS é referência no Estado, recebendo animais de diversos municípios.

É importante ressaltar que a ASAS não acolhe animais domésticos vítimas de acidentes ou maus-tratos. A área de soltura é destinada exclusivamente a animais silvestres, com foco em espécies nativas da Mata Atlântica que necessitam de resgate. A população pode colaborar com o trabalho da ASAS entrando em contato com os canais oficiais sempre que encontrar animais silvestres em situação de risco.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177

Fotos: Luiz Carvalho