Coleta das impressões digitais e demais alterações no cadastro eleitoral só podem ser realizados até 6 de maio
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) reforça o alerta aos cerca de 2,5 milhões de eleitoras e eleitores fluminenses que ainda não fizeram o cadastramento biométrico a comparecerem aos cartórios para a coleta das digitais até o dia 6 de maio.
O prazo também é o limite para outras providências, como solicitação da primeira via do título, transferência do domicílio, atualização de informações cadastrais e regularização da situação eleitoral em caso de pendências.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, ressalta que a coleta biométrica representa muito mais que um procedimento administrativo. “O cadastramento biométrico é uma responsabilidade de cada cidadão com a segurança do processo democrático. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no cadastro eleitoral, assegurando que o voto de cada eleitor fluminense seja legítimo”, afirma o magistrado.
A coleta da biometria garante ao cidadão uma série de facilidades no acesso a serviços públicos, por meio da conquista do selo ouro da plataforma Gov.Br, liberando todos os serviços digitais oferecidos pelo Governo Federal. Um deles é o acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de Pessoa Física.
O presidente do TRE-RJ também pede que os eleitores não deixem a busca pelos serviços para a última hora. “Evitem as filas, evitem contratempos. A regularização da situação eleitoral, incluindo a coleta da biometria, deve ser feita agora”, completa o desembargador Claudio Mello.
De acordo com a legislação eleitoral, o cadastro eleitoral deve ser fechado 150 dias antes do pleito, marcado para o dia 4 de outubro. Após esse marco legal, em 6 de maio, o sistema entra em um período de suspensão para processamento, impossibilitando qualquer alteração nos dados do eleitorado até a conclusão das eleições. Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta no site do TRE-RJ.
JOVENS ELEITORES
O Tribunal também incentiva a participação de adolescentes no processo eleitoral. Jovens que já completaram 15 anos podem solicitar a emissão do título. Contudo, para estarem aptos a votar no primeiro turno de 2026, é necessário que tenham completado 16 anos até o dia do primeiro turno da eleição, em 4 de outubro.
CANAIS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
Atualmente, durante o mês de janeiro, o TRE-RJ opera em horário especial, com atendimento ao público das 12h às 17h. Nos demais meses o atendimento é das 11h às 19h.
A coleta da biometria deve ser feita presencialmente em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado. Não há necessidade de agendamento prévio. Os demais serviços podem ser feitos de forma 100% digital, pelo site do TRE-RJ. Para mais informações ou dúvidas, o Tribunal disponibiliza o Disque TRE-RJ pelo telefone (21) 3436-9000.
São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
