Autor ficou conhecido por novelas ambientadas no Rio de Janeiro e protagonizadas por Helenas
Morreu o autor Manoel Carlos, neste sábado (10), aos 92 anos. Natural de São Paulo, ele vivia na zona sul do Rio de Janeiro.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos”, diz comunicado enviado por sua filha, Júlia Almeida.
O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos. A família agradece as manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado”. A causa da morte não foi divulgada.
Com mais de 15 folhetins ao longo da carreira, o autor ficou conhecido por seu trabalho nas novelas da TV Globo em obras como “Laços de Família”, “Mulheres Apaixonadas” e “Por Amor”, além de “Baila Comigo” (1981). Suas produções destacam o Rio de Janeiro, principalmente o bairro de classe alta Leblon, como ambiente central, e as “Helenas” nome da maioria de suas protagonistas.
Maneco, como era conhecido por pessoas próximas e pelos fãs, estava afastado da TV desde “Em Família” (2014). Cerca de seis anos atrás, foi diagnosticado com Parkinson.
O governador Cláudio Castro disse que o Rio de Janeiro perdeu um de seus maiores apaixonados, e o Brasil, um contador de histórias inigualável. Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento de Manoel Carlos, um dos mais importantes nomes da teledramaturgia brasileira.
“Grande amante do Rio, ele ajudou a projetar nosso estado para o mundo, transformando nossas paisagens e cotidiano em cenários vivos de suas tramas, sempre exaltando a beleza, os costumes e a alma do nosso povo.
Me solidarizo com os familiares, amigos e admiradores neste momento de dor. O legado de Maneco permanecerá vivo na cultura brasileira e na história da nossa televisão”, escreveu em uma postagem o governador do Estado do Rio de Janeiro.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
