Morre Manoel Carlos, autor das famosas Helenas de novelas da Globo

Morre Manoel Carlos, autor das famosas Helenas de novelas da Globo

Autor ficou conhecido por novelas ambientadas no Rio de Janeiro e protagonizadas por Helenas

Morreu o autor Manoel Carlos, neste sábado (10), aos 92 anos. Natural de São Paulo, ele vivia na zona sul do Rio de Janeiro.

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos”, diz comunicado enviado por sua filha, Júlia Almeida.

O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos. A família agradece as manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado”. A causa da morte não foi divulgada.

Com mais de 15 folhetins ao longo da carreira, o autor ficou conhecido por seu trabalho nas novelas da TV Globo em obras como “Laços de Família”, “Mulheres Apaixonadas” e “Por Amor”, além de “Baila Comigo” (1981). Suas produções destacam o Rio de Janeiro, principalmente o bairro de classe alta Leblon, como ambiente central, e as “Helenas” nome da maioria de suas protagonistas.

Maneco, como era conhecido por pessoas próximas e pelos fãs, estava afastado da TV desde “Em Família” (2014). Cerca de seis anos atrás, foi diagnosticado com Parkinson.

O governador Cláudio Castro disse que o Rio de Janeiro perdeu um de seus maiores apaixonados, e o Brasil, um contador de histórias inigualável. Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento de Manoel Carlos, um dos mais importantes nomes da teledramaturgia brasileira.

“Grande amante do Rio, ele ajudou a projetar nosso estado para o mundo, transformando nossas paisagens e cotidiano em cenários vivos de suas tramas, sempre exaltando a beleza, os costumes e a alma do nosso povo.

Me solidarizo com os familiares, amigos e admiradores neste momento de dor. O legado de Maneco permanecerá vivo na cultura brasileira e na história da nossa televisão”, escreveu em uma postagem o governador do Estado do Rio de Janeiro.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.