Projetos inovadores da Saúde em São Gonçalo viram exemplo após ações da Prefeitura

Projetos inovadores da Saúde em São Gonçalo viram exemplo após ações da Prefeitura

Descentralização do serviço de transfusão de sangue otimiza atendimento nas unidades

A implantação do serviço de transfusão de sangue na Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Santa Luzia completa oito meses neste 1º de janeiro. Ela foi a pioneira entre as Umpas. O resultado positivo no primeiro mês, em maio deste ano, permitiu que o serviço fosse ampliado para as Umpas do Pacheco e Nova Cidade no mês seguinte. O novo serviço garantiu resultados expressivos para a rede de urgência e emergência do município. 

    Antes da descentralização do serviço para as Umpas, os casos que exigiam transfusões sanguíneas precisavam ser encaminhados para o Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, o que gerava sobrecarga na unidade, mais custos operacionais e desgaste do paciente.

    Além de garantir mais conforto e segurança aos gonçalenses, a descentralização ampliou o acesso e contribuiu para a liberação de leitos no PSC, que se concentra em atender os casos de maior complexidade. Outro benefício foi a redução significativa no uso de ambulâncias para transferências, otimizando os recursos da rede municipal de saúde e fortalecendo o fluxo de atendimento. A iniciativa integra o processo de modernização e ampliação dos serviços oferecidos nas UMPAs, com foco na humanização e na eficiência do cuidado. 

     “A implantação das transfusões nas Umpas foi um passo importante para descentralizar o atendimento e dar mais agilidade ao tratamento de quem precisa. Hoje, o paciente não precisa mais ser transferido para receber uma bolsa de sangue. Ele é atendido com segurança, perto de casa, e isso melhora toda a rede”, destacou o prefeito Capitão Nelson. 

“Com a consolidação do serviço, reforçamos o compromisso em ampliar o acesso à saúde nos diferentes setores e garantir um atendimento mais resolutivo para a população”, afirmou o subsecretário de Urgência e Emergência, Aclécio Araújo, que fez estudo preliminar mostrando os impactos positivos que a realização desse procedimento poderia trazer. 

Congresso – A experiência exitosa de São Gonçalo foi destaque no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2025) em São Paulo entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro deste ano. O HEMO 2025 é o maior e mais importante evento da área na América Latina, reunindo profissionais, pesquisadores e instituições de referência nacional e internacional. Promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o congresso tem como objetivo compartilhar avanços científicos, experiências práticas e inovações que contribuam para a excelência da assistência e da gestão nos serviços de hemoterapia e hematologia. 

Foto: Renan Otto

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.