Iniciativa garante distribuição gratuita de água potável pela Cedae em locais de grande circulação como a orla marítima
A megaoperação lançada pelo governo do estado neste domingo (28/12) distribuiu gratuitamente água potável em pontos de grande movimento e na orla das praias do Rio. Realizada pela Cedae, a iniciativa faz parte das medidas para aliviar os efeitos do calor intenso e proteger a saúde de cariocas e turistas.
– Essa megaoperação mostra a capacidade do Governo do Estado de agir de forma rápida e coordenada diante de situações extremas. Garantir água potável gratuita em pontos estratégicos é uma medida essencial para proteger a saúde das pessoas em dias de calor intenso e reforça a importância de ações preventivas que cuidam da população, acolhem quem visita o Rio de Janeiro e contribuem para a qualidade de vida – afirma o governador Cláudio Castro.
O conjunto de medidas determinadas pelo governador prevê a distribuição de 10 mil litros de água potável, por meio da Cedae, com a “Frota da Hidratação, que utiliza uma kombi, bicicletas em postos de salva-vidas, e pontos de hidratação da Secretaria de Estado de Saúde também nas 27 UPAs estaduais. As ações fazem parte de uma mobilização integrada pelas Secretarias de Defesa Civil/ Corpo de Bombeiros, Saúde e do Ambiente, além da Cedae.
Com previsão recorde de turistas no Réveillon, o Rio já está lotado de turistas de vários estados e de muitos países, que se mostraram surpresos com a quantidade de postos de hidratação e aprovaram a medida. Frequentadores da orla elogiaram a ação e ressaltaram a contribuição direta para o bem-estar, especialmente durante atividades ao ar livre.
– Oferecer água é uma iniciativa maravilhosa para a população da cidade e para os turistas. Isso ajuda a evitar até o aumento de atendimentos nos postos de saúde – conta Georgette Moritz, médica que aproveitou a caminhada na orla de Copacabana para se hidratar.
Turistas também aprovaram a medida, apontando o serviço como um diferencial de acolhimento da cidade em períodos de grande fluxo.
– Apesar de ser amazonense, essa onda de calor aqui está muito forte. Estou visitando o Rio e achei a ação de extrema importância para todos nós – declara Glauciane Dias, turista do Amazonas.
As UPAs estaduais também se tornaram locais-chave para a distribuição de água, garantindo que até mesmo aqueles que procuram as unidades com sintomas provocados pelas altas temperaturas possam se manter hidratados.
– Aqui na UPA tem vindo muita gente beber água no posto de hidratação. Desde um juiz a banhistas saindo da praia e também muitas pessoas em situação de rua – diz Michel dos Santos, segurança da UPA de Copacabana.
– Fui pedir água num bar ainda agora porque tá calor demais e me negaram. Aqui no posto de hidratação eu consegui pegar e beber – conta Giovan da Silva, homem em situação de rua.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
