Vigilância Sanitária gonçalense faz interdição parcial de mercado no Alcântara 

Vigilância Sanitária gonçalense faz interdição parcial de mercado no Alcântara 

Foram apreendidos 380 kg de alimentos vencidos ou expostos de forma indevida

A Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria de Saúde e Defesa Civil da município de São Gonçalo, realizou, nesta quarta-feira (3), a interdição parcial de um mercado no Alcântara.

No local, foram apreendidos 380 quilos de alimentos (incluindo frango, carne, laticínios, pizzas e etc) que estavam vencidos ou expostos de forma indevida. Agora, o estabelecimento terá que se adequar às normas para conseguir funcionar integralmente.

A ação no mercado foi motivada após denúncias feitas à Comissão do Direito do Consumidor da Câmara Municipal de São Gonçalo e à própria Vigilância.

No local, foram identificados falta de higiene e de asseio tanto no salão quanto no açougue, frigorífico e padaria. Além disso, a padaria, o local mais crítico, foi interditada até que as irregularidades sejam sanadas, seguindo o prazo determinado pela própria Vigilância. Os alimentos apreendidos foram descartados: todos estavam fora de validade, mal acondicionados, impróprios para consumo e expostos de forma incorreta.

“Foram lavrados termos de intimação explicando o que eles precisam adequar no mercado, um auto de infração, passível de recurso, e que pode gerar uma multa. É uma infração gravíssima, que, segundo a legislação, tem multa mínima de 228 Ufisgs (Unidade fiscal de São Gonçalo, que vale R$49,44 cada)”, explicou o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária (DCZVS), Romário Brandão da Silva.

Foto: Fabio Guimarães

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.