Secretaria de Saúde de São Gonçalo promove ação de conscientização em prol da saúde do homem

Secretaria de Saúde de São Gonçalo promove ação de conscientização em prol da saúde do homem

Evento, que aconteceu em Alcântara, faz parte da campanha Novembro Azul 

O Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (PMAISH), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, realizou uma ação de conscientização da Campanha Novembro Azul na manhã desta terça-feira (18), na Rua Yolanda Saad Abuzaid, em Alcântara. O evento garantiu serviços da rede municipal de saúde, orientações de promoção e prevenção em saúde para a população.  

“A Campanha Novembro Azul nasceu focada na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam a população masculina no Brasil. No entanto, reforçamos a importância do cuidado com a saúde como um todo. Queremos estimular o cuidado integral do homem durante todo o ano para todas as doenças, incentivando hábitos saudáveis, consultas regulares, exames preventivos e o fortalecimento do autocuidado contínuo”, descreveu a coordenadora do PMAISH, Maria Netto. 

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços de saúde, atendimentos e atividades educativas. A Atenção Básica realizou aferição de pressão arterial e de glicose, além de orientações sobre alimentação saudável e autocuidado. A equipe de Imunização participou realizando a atualização da caderneta de vacinação do público adulto com diferentes vacinas. 

“A proposta é aproximar os homens dos serviços de saúde e reforçar a importância da prevenção. Queremos mostrar que cuidar da saúde não é apenas procurar o médico quando há sintomas, mas manter um acompanhamento regular e adotar práticas que promovam qualidade de vida”, concluiu a subsecretária da Saúde Coletiva, Thainá Fratane.

Também foram oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com orientações sobre prevenção e encaminhamentos para tratamentos, pela coordenação do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids e Hepatites Virais e triagens de sinais e sintomas, com os programas de Combate à Tuberculose e Hanseníase.

Além disso, os gonçalenses puderam realizar auriculoterapia com a equipe eMulti. O evento também promoveu rodas de conversa sobre saúde mental e prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, distribuição de materiais informativos e espaço de diálogo sobre o cuidado contínuo com a saúde do homem.

O morador da Trindade, Luís Tavares, de 60 anos, foi atendido pela equipe de saúde e afirma que o evento conscientiza aqueles que não procuram o autocuidado.

“As pessoas precisam de cuidado com a saúde e ações como essa devem mesmo ser uma prioridade para os governantes. Fui muito bem atendido aqui na ação. É difícil o homem ter a atitude de cuidar da sua saúde, mas hoje pude aproveitar esse atendimento e vou atualizar minha vacinação, pois faz tempo que não tomo vacina,” contou.

Fotos: Luiz Carvalho

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.