A entrega do novo painel faz parte da programação de eventos em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra
Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20), a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura, vai fazer a inauguração da primeira parte do novo painel do projeto Cidade Ilustrada – Povo Preto de São Gonçalo, nesta quarta-feira (19), às 16h.
A obra, em paredões entre os bairros Estrela do Norte e São Miguel, ao longo da Avenida Presidente Kennedy, homenageia a cultura negra gonçalense, por meio de padronagens africanas e pintura de personalidades pretas da cidade.

Entre os gonçalenses homenageados, estão a dupla Claudinho e Buchecha, dona Marcolina, filha de pessoas escravizadas e educadora; o cantor gospel Kleber Lucas, o cantor Seu Jorge, o ator Leandro Firmino, o rapper Orochi, o grafiteiro Pakato, o DJ Scooby, a cantora Ella Fernandes, a jornalista Dani Dias, os rappers Ronny e Sargento, entre outros.
“A ação reforça o compromisso da Prefeitura com políticas públicas voltadas à valorização da população negra. Com entrada gratuita, as atividades incluem economia criativa, artes plásticas, roda de conversa, feira afroempreendedora, samba e espetáculo de dança, ocupando o território com memória, ancestralidade e potência preta”, disse o Executivo na nota.
A programação tem início nesta quarta-feira (19), às 14h30, no Auditório Maestro Josias Freitas, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Avenida Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte), com a roda de conversa “Herança Africana e Mulheres Negras na Economia Criativa”.
Trancistas da cidade demonstram, ao vivo, a força estética, criativa e simbólica das expressões afro-brasileiras. No mesmo espaço, ocorre também uma feira de empreendedoras negras, fortalecendo redes e oportunidades no território.
Para fechar o dia, às 16h, o público e os convidados caminharão em direção ao painel Povo Preto de São Gonçalo, para sua inauguração.
Fotos: Fabio Guimarães
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
