Alunos do CRIA SG começam a criar mural na creche do Jardim Miriambi

Alunos do CRIA SG começam a criar mural na creche do Jardim Miriambi

Atividade prática é orientada pelos profissionais do Cidade Ilustrada

Os alunos do curso de graffiti do projeto CRIA SG participaram, nesta manhã de quarta-feira (29), de uma aula prática confeccionando um mural na nova creche municipal que está em construção no Jardim Miriambi. Outros murais da creche foram feitos pelos artistas do Cidade Ilustrada, projeto que está sob curadoria da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo.

“Esse mural retrata personagens minimalistas da família gonçalense. Os personagens do mural voam em meio aos pássaros e aviões, representando a sensação de liberdade e autonomia que uma creche gera para as crianças e para as famílias assistidas”, explicou o artista Marcelo Eco, curador do Cidade Ilustrada.

Esta é apenas uma das aulas práticas realizadas durante o projeto. A previsão é de que o mural fique pronto nos próximos dias, com a finalização pelos artistas do Cidade Ilustrada.

“É uma forma prática de fazer com que os alunos ponham em prática o que aprenderam nas aulas. O curso é uma oportunidade de trabalho também, já que existe a possibilidade de contratar aqueles que mais se destacam nas aulas, passando a integrar o time de artistas do Cidade Ilustrada”, disse Marcelo Eco.

Julliana Peclat, de 43 anos, é uma das alunas que está cursando as aulas de graffiti do CRIA e já foi convidada para integrar o projeto Cidade Ilustrada. Ela iniciou nas aulas em agosto. Ela já era artista de lettering e queria aprender sobre graffiti.

“Eu me inscrevi no curso assim que soube, por interesse em aprender mais sobre o grafitti. Durante as aulas, o Marcelo Eco me viu e me convidou para fazer parte do Cidade Ilustrada e estou muito feliz! Vai ser um desafio, mas é gratificante! Eu adorei o curso, aprendi bastante”, disse ela, que estava na confecção do novo mural da nova creche.

Sobre as aulas – Com uma previsão inicial de durar três meses, o curso de graffiti do CRIA foi estendido até o mês de novembro para proporcionar mais momentos práticos aos alunos. A primeira aula aconteceu em agosto no Centro Cultural Joaquim Lavoura, com apresentação do curso, apostilas, demonstração de materiais e introdução à história do graffiti. Já a segunda aula foi prática, em um muro disponibilizado na própria secretaria, onde os alunos puderam treinar técnicas de controle de traço e spray.

Raffael Pereira, o Raf, que faz graffiti há 25 anos, é coordenador do Cidade Ilustrada e também atua orientando os alunos do Cria.

“A turma evoluiu bastante desde o início. Muitos dos alunos já desenhavam, mas eles nunca tinham praticado com lata de spray e começaram nas nossas aulas. Agora, eles estão vendo como aplicar essas técnicas de forma profissional nos painéis do Cidade Ilustrada, que dá oportunidade para artistas gonçalenses desenvolverem artes pela cidade”, disse.

O CRIA SG é uma das iniciativas mais relevantes da Secretaria de Turismo e Cultura e busca democratizar o acesso à arte e à cultura por meio de uma programação gratuita e diversificada. Além do graffiti, o projeto oferece cursos de Teatro, Jazz, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Violão, Coral e Locução, realizados em diferentes equipamentos culturais da cidade.

Fotos: Julio Diniz

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.