ASAS realiza soltura de mais seis animais silvestres em seu habitat natural

ASAS realiza soltura de mais seis animais silvestres em seu habitat natural

Antes de voltarem ao habitat natural, as espécies resgatadas receberam cuidados veterinários no espaço

A Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) realiza um trabalho constante de resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres. Desde sua inauguração, em 2022, três mil animais já passaram pelo local, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Neste fim de semana, o trabalho prosseguiu.

Na sexta-feira (10), seis animais foram resgatados: um bem-te-vi que não estava conseguindo voar; um beija-flor com a asa machucada; um gambá filhote aparentemente saudável; um ouriço-cacheiro que foi atacado por um cachorro; um cágado com o casco quebrado e um gavião-carijó que estava com a asa machucada e precisou passar por procedimento cirúrgico no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), uma parceria com a Faculdade Estácio, retornando para a soltura.

Os animais foram resgatados por estarem feridos ou fora do seu habitat natural. Todos foram levados para a ASAS, onde passam por avaliação física, triagem e cuidados veterinários. Após a reabilitação, são preparados para soltura ou direcionados a instituições especializadas para continuidade do tratamento, dependendo do estado de saúde. O trabalho é guiado por protocolos técnicos e legais, com foco na saúde e conservação das espécies.

No sábado (11), seis animais foram soltos pela equipe da ASAS em seu habitat natural: dois lagartos teiú, um gavião-carijó, um gambá adulto, um filhote de gambá e uma pomba-asa-branca.. Os locais das solturas não podem ser divulgados para evitar que os animais sejam caçados.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, a ASAS desempenha um papel central na proteção da biodiversidade local, resgatando animais silvestres em situação de risco e promovendo sua reabilitação. Além do resgate e da reabilitação, a ASAS atua na orientação da população sobre como proceder ao encontrar animais silvestres. A recomendação é não tentar manusear os animais e acionar os canais oficiais de atendimento, garantindo que o manejo seja feito de forma segura e adequada, tanto para os animais quanto para a população.

“É muito bom ver tantos animais sendo resgatados, cuidados e podendo ser soltos na natureza posteriormente. Esse processo vem sendo feito com maestria pelos profissionais da ASAS. Atuamos com foco na biodiversidade local, proporcionando uma São Gonçalo mais rica e bela. Além do trabalho interno na ASAS, a gente também vai até as escolas com o projeto Meu Ambiente e realiza o Estudo Vivo, buscando conscientizar a população sobre a importância da preservação”, disse o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.

A ASAS se consolidou como um dos principais centros de conservação da fauna no Estado do Rio de Janeiro.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.