Polícia captura integrantes de uma das maiores quadrilhas especializada em roubos a farmácias que atuava em Niterói

Polícia captura integrantes de uma das maiores quadrilhas especializada em roubos a farmácias que atuava em Niterói

O trabalho investigativo da equipe da 15ª DP identificou que os criminosos atuavam com extrema violência

Três integrantes de uma das maiores quadrilhas responsável pelo roubo de, pelo menos, cinco farmácias em Niterói e no Rio foram presos, nesta terça-feira (07/10), por policiais civis da 15ª DP (Gávea).

Um adolescente também foi apreendido na ação. Os bandidos foram interceptados, na Avenida Brasil, altura de Manguinhos, no momento em que estavam em deslocamento para cometer mais um delito em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, após ação de inteligência e monitoramento da unidade.

Eles entravam nas farmácias, rendiam os funcionários e, em muitos casos, mantinham as vítimas amarradas e trancadas em depósitos internos, enquanto roubavam produtos de alto valor.

Os principais alvos eram medicamentos de uso controlado e de grande procura no mercado paralelo, como: canetas emagrecedoras, medicamentos voltados ao tratamento de diabete, anticoagulantes e cosméticos de alto valor de mercado.

As investigações apontaram que, em apenas uma semana, a quadrilha foi responsável pelo roubo de, pelo menos, cinco farmácias no Rio e em Niterói. O prejuízo estimado aos estabelecimentos já ultrapassa R$ 1 milhão, apenas com base nesses cinco roubos identificados em curto espaço de tempo. Na madrugada da segunda-feira, os criminosos haviam roubado uma unidade de uma drogaria, na Gávea.

As diligências tiveram início imediatamente após a equipe policial tomar ciência de um roubo em uma farmácia, na Zona Sul do Rio, em junho deste ano. Desde então, parte dos envolvidos já havia sido presa também por policiais da 15ª DP, mas outros integrantes permaneceram foragidos — até a operação desta madrugada, que resultou na captura dos demais. Os agentes identificaram vídeos nas redes sociais de integrantes da quadrilha ostentando malotes de dinheiro proveniente dos roubos. O menor apreendido também usava a internet para mostrar as caixas de canetas emagrecedores roubadas.

Os autores foram presos no momento em que saíam da comunidade do Jacaré, em Manguinhos, onde foram abordados por agentes que já monitoravam o grupo. Durante a abordagem, na posse de uma das mulheres, os policiais encontraram um simulacro de arma de fogo e facas utilizadas para intimidar as vítimas. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a 15ª DP, e passará por perícia.

As apurações também demonstram que cada integrante possuía um papel definido dentro da associação criminosa. As duas mulheres eram responsáveis por portar e ocultar o simulacro e as facas, utilizados para coagir os funcionários e dar suporte à ação criminosa. O adolescente, de 16 anos, atuava de forma agressiva, intimidando diretamente as vítimas e liderando as abordagens dentro das farmácias. O menor já possuía um mandado de busca e apreensão pela prática anterior de fato análogo ao crime de roubo.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos na ação criminosa e capturar o sexto integrante da quadrilha.

Faça sua denúncia pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Tagged