Prefeitura amplia descontos para pagamento em conta única do IPTU 2026

Prefeitura amplia descontos para pagamento em conta única do IPTU 2026

Município divulga regras, prazos, formas de quitação de impostos e taxas no próximo ano

A Prefeitura de São Gonçalo vai aumentar de 5% para até 20% o desconto para quem pagar o IPTU 2026 em cota única, até o dia 10 de fevereiro do próximo ano. Nesta sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial do município o Calendário de Tributos Municipais – CATRIM 2026. O documento define regras, prazos e formas de pagamento de impostos e taxas municipais, como o IPTU, o ISSQN de profissionais liberais e outras taxas.

O principal destaque é o incentivo fiscal para o pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD) em cota única. Os contribuintes que quitarem até 10 de fevereiro de 2026 poderão obter descontos que podem chegar a 20% do valor total, conforme as condições abaixo:

· 10% de desconto para todos os contribuintes que pagarem em cota única até 10/02/2026;

· 5% de desconto adicional para aqueles que estiverem com o IPTU e a TCLD de anos anteriores quitados ou com parcelamentos em dia até 30/11/2025;

· 5% de desconto adicional para quem realizar a atualização cadastral no portal colabore.pmsg.rj.gov.br até 30/11/2025.

Vale lembrar que o programa Concilia São Gonçalo, que possibilita a negociação de dívidas tributárias com condições facilitadas, está em andamento e se encerra no final deste mês de setembro. Quem regularizar seus débitos até essa data poderá garantir o direito ao desconto adicional de 5% na cota única do IPTU 2026 por estar em dia com o imposto.

Além do IPTU, outros tributos municipais também contarão com 5% de desconto no pagamento em cota única até 10 de fevereiro de 2026: Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN (profissionais liberais); Preço Cobrado pelo Uso de Área Pública; Taxa de Fiscalização e Controle; Taxa de Autorização de Publicidade e Taxa de Inspeção Sanitária.

Os contribuintes também poderão efetuar o pagamento parcelado do IPTU, em até 11 vezes, de acordo com calendário publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, que também detalha o número de parcelas e datas-limite para pagamento dos demais impostos e taxas municipais. Para conferir o calendário, basta acessar o link https://do.pmsg.rj.gov.br/diario/2025_09_12.pdf

O Diário Oficial também publicou o Decreto nº 423/2025, que atualiza o valor da Unidade Fiscal do Município de São Gonçalo (Ufisg) em 5,13%, correspondente à variação do IPCA-E de setembro de 2024 a agosto de 2025, passando do valor de R$ 49,44 para R$ 51,97. A Ufisg também fixa a correção dos valores dos impostos municipais.

Foto: Julio Diniz

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *