Capacitação em Suporte Básico de Vida foi realizada pela Cruz Vermelha Brasileira
Em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta quarta-feira (10), o curso de Suporte Básico de Vida para os servidores da pasta. A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Henrique Lage, na Venda da Cruz.
O intuito do curso é capacitar os servidores que trabalham nos equipamentos da Assistência Social, de modo que saibam como agir com os atendidos em casos de urgência médica.

“O nosso objetivo é que todos os equipamentos da Assistência Social tenham o suporte para verificação dos sinais vitais. Nós atendemos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, então os nossos profissionais precisam saber o que fazer em casos de emergência. Espero que todos possam aproveitar essa capacitação”, destacou a subsecretária de Proteção Social Especial Daiana Izabel.
A capacitação abordou conceitos básicos e aplicabilidade de primeiros socorros; primeira ação do prestador de primeiros socorros; definição de sinais vitais e sintomas; vítimas clínicas e vítimas de trauma; como identificar e socorrer uma parada cardiorrespiratória, ferimentos, hemorragia, desmaio, convulsão; emergências traumáticas; acidentes e outros.
“Os servidores sabem que muitas pessoas ficam nervosas para serem atendidas, então, esse olhar da secretaria é muito importante, pois aqui os servidores da porta de entrada da Assistência vão aprender sobre primeiros socorros, situações de baixa ou alta pressão e glicose, por exemplo. Parabenizo toda equipe da Prefeitura por essa iniciativa, pois hoje vai ser um dia de muito conhecimento,” afirmou o presidente da unidade da Cruz Vermelha em São Gonçalo, André Emerick.
“É de extrema importância saber como podemos socorrer algum usuário de forma imediata, além de entender para quem devemos ligar e qual é o momento certo de chamarmos o bombeiro ou o SAMU. Esse curso da Cruz Vermelha tem muito valor,” disse a coordenadora geral dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Gonçalo, Simone Teixeira.
Fotos: Renan Otto
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
