Casais garantem certidão de casamento no ônibus da Justiça Itinerante

Casais garantem certidão de casamento no ônibus da Justiça Itinerante

São Gonçalo celebra mais um Casamento Comunitário no fim deste mês

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo está realizando a conversão de união estável para casamento dos casais participantes do Casamento Comunitário 2025. Na manhã desta quarta-feira (10), a ação aconteceu no bairro Laranjal, em parceria com a Justiça Itinerante.

Ao todo, 178 casais foram beneficiados pelo projeto, que garante a isenção da certidão de casamento. Cento e cinquenta e dois não viviam na mesma residência e oficializaram a união nos cartórios do município; os outros 26 já vivem em união estável e estão realizando a conversão junto à Justiça Itinerante. 

“Como assistente social, eu fico muito feliz em contribuir com a garantia de direitos dessas famílias. Então, é uma satisfação enorme ver o sorriso no rosto de todos esses casais, que estão realizando o desejo de legitimar essa união,” afirmou o coordenador do Casamento Comunitário, Jair Mello.

“Nós temos como características a celeridade, a seriedade e a eficiência. E, hoje, junto à Prefeitura, estamos regularizando a situação desses casais que já vivem em união estável,” destacou a juíza Clarice de Mattos e Fortes. 

Trinta e quatro casais irão participar de uma cerimônia especial no Sítio Jardins do Chalé, em Vista Alegre, que vai acontecer no dia 29 de setembro. O evento também é realizado pelo projeto.

A moradora do Pita Gilselene Cardoso, de 42 anos, conheceu o marido, Edvaldo Martiniano, que vivia em Manaus, pela internet. Após três anos vivendo juntos em São Gonçalo, eles conseguiram oficializar a união.

“Muitas pessoas querem casar e não têm recursos. Com uma iniciativa como essa, nós temos a oportunidade de realizar esse sonho. Como meu marido é de outro estado, tínhamos dificuldade para resolver algumas burocracias, que agora, casados, não teremos mais. Estamos muito felizes,” destacou a gonçalense.

A iniciativa é voltada para casais com renda de até dois salários mínimos, que têm interesse em oficializar a união. O projeto está na quinta edição e é realizado pela Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Especial e do Comitê de Sub-registro.

Fotos: Renan Otto

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *