Aulas de psicomotricidade reúne mais de 30 pessoas com deficiência no bairro Camarão

Aulas de psicomotricidade reúne mais de 30 pessoas com deficiência no bairro Camarão

Atividade gratuita faz parte do projeto Saúde em Movimento

A psicomotricidade é um exercício que trabalha o corpo, a mente e a coordenação motora. No bairro Camarão, mais de 30 pessoas com deficiência realizam a atividade, de forma gratuita, oferecida pelo projeto Saúde em Movimento, da Prefeitura de São Gonçalo.

Essa atividade busca compreender como os movimentos do corpo estão relacionados às emoções, ao aprendizado e à socialização e, para as pessoas com deficiência, possibilita o desenvolvimento físico motor, intelectual e social. O núcleo de psicomotricidade do projeto reúne pessoas com retardo cognitivo, deficiência motora, baixa visão, além de pessoas com transtorno do espectro autista, transtornos de bipolaridade, de opositivo desafiador e ansiedade generalizada.

“Aqui recebemos pessoas com diferentes deficiências, a proposta é fazer com que eles desenvolvam a interação social, além da coordenação motora e equilíbrio, reforçando toda a questão cognitiva. Recebemos pessoas de todas as idades e buscamos garantir a autonomia desses alunos, para que eles fiquem ainda mais independentes,” contou o psicomotricista Fábio Devillart.

As aulas, que são voltadas às pessoas com deficiência, acontecem no Clube Embaixadores, no Camarão, todas as quartas-feiras. As turmas são divididas em turno da manhã, a partir das 9h e, turno da tarde, a partir das 13h. 

A dona de casa, Alice Oliveira, de 44 anos, é mãe do aluno Carlos André Oliveira, de 16 anos, e afirma que em pouco tempo participando da atividade, ele já está muito satisfeito.

“Soube do projeto pela equipe do Centro de Referência do Autista e nós gostamos muito. Ele estava precisando muito de um exercício e aqui ele se diverte. As aulas são ótimas para o desenvolvimento dele, principalmente, para coordenação motora, que ele tem dificuldade,” disse a dona de casa.

“É importante divulgar essas aulas mesmo, o meu sobrinho já participa há bastante tempo. Aqui é uma motivação para ele, aqui sabemos que ele relaxa, se solta, a atividade faz toda a diferença para a vida dele”, afirmou a moradora do Barro Vermelho, Conceição Pacheco, que é tia do aluno Luís Felipe Pacheco, de 29 anos.

O Projeto Saúde em Movimento é uma iniciativa da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faelsg) e garante aulas gratuitas de 18 modalidades esportivas, em mais de 70 locais da cidade. Para participar de uma das atividades do projeto, os interessados devem ir até um dos núcleos e realizar a inscrição. Todos os núcleos podem ser conferidos através do link https://www.projetosgemmovimento.com.br/.

Fotos: Julio Diniz

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *