Evento contou com a participação de mais de 300 atletas
O Clube Esportivo Mauá foi palco do 1º Campeonato Municipal de Fisiculturismo de São Gonçalo neste sábado (30). Mais de 300 atletas participaram do MR São Gonçalo – uma parceria e realização da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) da Prefeitura de São Gonçalo e a Federação de Culturismo do Rio de Janeiro, chancelada pela Confederação Brasileira de Culturismo, Musculação e Fitness. Mais de mil pessoas compareceram ao evento.
A competição teve como objetivo incentivar a prática de esportes e valorizar os atletas da cidade. Os participantes concorreram em 12 categorias, que foram subdivididas por idades – juvenil, master e sênior; e altura dos atletas, incluindo masculino e feminino. Os três primeiros colocados de cada subcategoria ganharam troféus ouro, prata e bronze e os quarto e quinto lugares receberam medalhas.

“Nós temos muitos atletas de fisiculturismo na cidade. E esse campeonato é uma valorização para eles. Estávamos com uma expectativa muito grande para realizar e o prefeito Capitão Nelson deu total apoio. O evento foi com inscrição e participação totalmente gratuitas para todos os participantes e visitantes. É um marco para a história de São Gonçalo e para o profissional gonçalense que pratica o fisiculturismo e o fitness na cidade. Pretendemos incluir no calendário oficial da cidade nos próximos anos”, contou o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto.
O secretário municipal de Governo, Fábio Araújo, também prestigiou o evento e entregou troféus e medalhas aos vencedores. “A Secretaria de Esporte e Lazer está inovando, trazendo novas modalidades para o município e a perspectiva de público foi acima do que a gente imaginava. A gente viu que São Gonçalo está aberto a coisas novas e quero dar parabéns aos organizadores e aos atletas. Tivemos recorde de inscritos para o campeonato e isso demonstra a credibilidade da cidade perante ao esporte”, disse o secretário.
O atleta de fisiculturismo gonçalense Sidney Lobo, bi-campeão estadual, é uma referência de fisiculturismo na cidade e foi o garoto-propaganda deste primeiro campeonato.
“Sou atleta há dez anos e é muito difícil, às vezes, você conseguir sair de São Gonçalo para ir para outras cidades para se inserir no esporte, buscar a sua posição, mostrar o seu trabalho. Essa competição é um grande marco. São Gonçalo tem diversos atletas e essa competição mostrou isso. Metade dos inscritos é gonçalense. Acontecer aqui é mais uma motivação para os atletas buscarem competir nesse esporte lindo que a gente está vendo, além de movimentar vários setores da economia da cidade”, opinou Sidney.

O universo fitness entrou na vida de Rayssa Monteiro através do namorado, que estava competindo. Ela foi só elogios para o evento. “Eu vim com o meu namorado, que está competindo na categoria master. Estou achando incrível, a estrutura está maravilhosa, a gente está muito animado e com a expectativa lá em cima. A organização está impecável. O evento está lindo”, concluiu.
Já Aline Santos, 37, subiu ao palco para competir e ganhou em uma das subcategorias da Beach Model.
“Esse campeonato está maravilhoso. Era o que faltava em São Gonçalo. Já concorri em outros lugares, mas concorrer na nossa cidade é maravilhoso, pois facilita muito e agrega também. Estou há mais de um ano em competições e vou competir em quatro categorias na master e na sênior. A expectativa está altíssima, pois fiquei em primeiro lugar nas duas últimas competições em Niterói e na Barra”, lembrou.
O presidente da Federação de Culturismo do Rio de Janeiro, Gustavo Costa, elogiou a iniciativa da cidade em realizar o evento deste porte.
“Esses dois secretários (Fábio e Bruno) prometeram fazer esse campeonato em 2025 e fizeram. A gente tem que agradecer demais e ter muito orgulho dessa cidade. Realizo esse campeonato há 20 anos e, pouquíssimas vezes, eu consegui apoio do governo da prefeitura local. Estou muito orgulhoso e o povo deve ter muito orgulho do prefeito e dos secretários. Esse campeonato está sendo demais. Vai entrar no calendário. Conto com vocês para isso”, finalizou.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
