Exposição “Meu Trabalho é Ser Criança” reforça combate ao trabalho infantil em Itaboraí

Exposição “Meu Trabalho é Ser Criança” reforça combate ao trabalho infantil em Itaboraí

O objetivo da exposição é sensibilizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT) recebeu, nesta terça-feira (26/08), a abertura da exposição “Meu Trabalho é Ser Criança – Diga Não ao Trabalho Infantil”. A mostra é promovida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Casa de Cultura, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A ação visa assegurar os direitos fundamentais, como educação, lazer, convivência familiar e comunitária, além de reforçar a necessidade de afastá-los de qualquer forma de exploração ou violação de direitos.

Este ano, o Projeto MPT na Escola contou com a participação de 61 escolas da rede pública municipal, que desenvolveram produções artísticas como desenhos, poesias, contos e músicas. Representando todas as escolas participantes, os alunos da Escola Municipal Prefeito Símaco Ramos de Almeida marcaram presença na abertura da exposição. A unidade conquistou o Prêmio Municipal em duas categorias, levando o nome de Itaboraí para a etapa estadual.

Os trabalhos que compõem a mostra passaram por uma seleção dentro das escolas, com premiação em primeiro, segundo e terceiro lugares. Os vencedores municipais foram definidos pela Secretaria Municipal de Educação em julho e agora concorrem na etapa estadual, cuja cerimônia de premiação acontece nesta quinta-feira (28/08), em transmissão ao vivo.

“A exposição reafirma nosso compromisso com a proteção da infância. Cada desenho, poesia ou música aqui exposta é um grito de esperança e um convite para que a sociedade se una no enfrentamento ao trabalho infantil. É um orgulho ver a criatividade dos nossos estudantes sendo valorizada em um espaço tão importante para a cultura de Itaboraí”, expressou o secretário municipal de Educação, Mauricilio Rodrigues.

Na Casa de Cultura, o público poderá conferir os desenhos expostos no hall de entrada e, na Sala do Artista Local, poesias, contos e composições musicais.

“É uma satisfação muito grande para nós, da CCHAT, estar recebendo vocês. Quero reforçar que esta casa, que completa 215 anos no próximo dia 17 de setembro, é de vocês! Ela é aberta ao público e tem uma temática voltada às pessoas, à cultura popular, patrimonial e etc. Tudo o que fazemos é pensando no futuro e vocês são o nosso futuro”, destacou o gestor da CCHAT e subsecretário municipal de Cultura, Alan Mota.

Além de valorizar a expressão artística dos estudantes, a iniciativa também busca estimular o debate sobre a responsabilidade de toda a sociedade no enfrentamento ao trabalho infantil, reforçando que infância é tempo de aprender, brincar e sonhar.

A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. A visitação segue até o dia 6 de setembro de 2025.

Serviço: Exposição “Meu Trabalho é Ser Criança – Diga Não ao Trabalho Infantil”
Data: de 26 de agosto (terça-feira) a 06 de setembro (sábado)
Funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h / Sábados das 17h às 21h
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro – Itaboraí.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *