Equipes irão checar riscos de desnutrição e sarcopenia e fazer encaminhamentos
Os usuários do Restaurante do Povo, em Alcântara, São Gonçalo, vão se dar bem nessa semana. É que a partir desta segunda-feira (25/08) até quarta-feira (27/08), a Secretaria de Saúde da Prefeitura, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), vai realizar uma ação das 8h às 14h.
O objetivo é fazer o levantamento dos idosos com risco de desnutrição e sarcopenia – perda de massa e força muscular – e encaminhá-los para tratamentos.
“Sabemos que o restaurante é frequentado por muitos idosos e a maioria em situação de vulnerabilidade. Por isso, identificamos a necessidade de uma ação para identificar, orientar e encaminhar para os tratamentos necessários. Serão três dias voltados para levantamento desse grupo com avaliação nutricional, antropométrica e circunferência de panturrilha. Aqueles que necessitarem serão encaminhados para os postos de saúde para atendimento personalizado de acordo com suas necessidades”, contou a diretora da Divisão de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dividants), Gleice Scotelaro.
Além da avaliação nutricional realizado pela Atan, também estarão disponíveis outros serviços, programas e coordenações de promoção à saúde, como a Vigilância em Acidentes com foco no risco de queda; imunização contra gripe; testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): hepatites b e c, sífilis e HIV e aferição de pressão arterial.
“O local também é frequentado por moradores em situação de rua. Por isso, vamos levar vacinação e testes rápidos para esse público. Caso alguém teste positivo para alguma doença, será encaminhado para a realização de novos exames e tratamentos. A intenção é orientar as pessoas em vulnerabilidade social e mostrar que elas podem e devem ser acompanhadas nos equipamentos de saúde”, destacou a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane.
Foto: Ascom
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
