Competição de Kung Fu reúne cerca de 300 atletas em São Gonçalo

Competição de Kung Fu reúne cerca de 300 atletas em São Gonçalo

Evento teve apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

São Gonçalo foi palco, neste domingo (24), da XIII Expo Gonçalense de Kung Fu, no Clube Ares, na Ilha das Flores. O evento é considerado a maior competição da modalidade do Estado do Rio de Janeiro e foi realizado pela Associação de Kung Fu Garra de Águia Gonçalense, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo. Cerca de 300 atletas, de 17 academias, dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo estiveram presentes.

A competição é uma celebração da milenar cultura chinesa, reunindo atletas, mestres e entusiastas das artes marciais para momentos de integração, respeito e valorização da tradição.

Além das disputas técnicas, o evento contou com apresentações culturais da Dança do Dragão e do Leão Chinês e demonstrações de vários estilos de KUNG FU tradicional e de Tai Chi Chuan, do Projeto de Qualidade de Vida e Longevidade, da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo.

“Gostaria de agradecer a presença de todos, principalmente os alunos dos nossos projetos. O governo Capitão Nelson tem fomentado cada vez mais os projetos de esporte na cidade e é uma honra poder apoiar um evento tão importante como este”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto.

O intuito do evento é promover não só a competitividade esportiva, mas também o intercâmbio cultural Brasil-China e o fortalecimento dos laços comunitários.

“O Kung fu não é só um esporte, uma arte marcial, é também uma cultura milenar chinesa. Este trabalho aqui é muito importante, aqui temos uma comunidade muito atuante. É muito mais do que só a luta, é um estilo de vida”, afirmou o presidente Sul-Americano e Pan-Americano da Federação Mundial de Kung Fu, Grão Mestre Li Wing Kay.

A aposentada Elizabeth Jacob é aluna de Tai Chi Chuan há 3 anos do projeto Qualidade de vida e Longevidade e aprovou o evento.

“A nossa apresentação foi maravilhosa, nós temos que entender cada vez mais que trabalhar o corpo e a mente faz muito bem. Eu faço o Tai Chi Chuan há 3 anos e vejo muitos benefícios, tenho mais mobilidade, respiro melhor e até a socialização melhorou. Esse evento de hoje trouxe não só a arte marcial mas a cultura da China, estou gostando muito”, contou a praticante.

Fotos: Renan Otto

Faça sua denúncia pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *