São Gonçalo tem as duas primeiras aulas de graffiti ministradas pelo artista Marcelo Eco

São Gonçalo tem as duas primeiras aulas de graffiti ministradas pelo artista Marcelo Eco

Curso gratuito do CRIA SG tem duração de três meses com encontros semanais

A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo iniciou, na última semana, uma nova turma do curso de graffiti do projeto CRIA SG. O curso tem duração de três meses, com uma aula semanal, e conta com a participação de nomes de destaque da cena urbana, como o artista e curador do projeto Cidade Ilustrada, Marcelo Eco.

O CRIA SG é uma das iniciativas mais relevantes da secretaria e busca democratizar o acesso à arte e à cultura por meio de uma programação gratuita e diversificada. Além do graffiti, o projeto oferece cursos de Teatro, Jazz, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Violão, Coral e Locução, realizados em diferentes equipamentos culturais da cidade.

A primeira aula aconteceu no Centro Cultural Joaquim Lavoura, com apresentação do curso, apostilas, demonstração de materiais e introdução à história do graffiti. Já a segunda aula foi prática, em um muro disponibilizado na própria secretaria, onde os alunos puderam treinar técnicas de controle de traço e spray.

“Eu já trabalho com arte e sou tatuadora há quatro anos. Toda a minha renda vem da tattoo e vivo da arte. Quando soube do curso, fiquei super animada pela possibilidade de aprender com o Marcelo Eco, que é uma referência. É muito legal ter um curso gratuito, com materiais fornecidos pela Prefeitura. É uma oportunidade e tanto”, contou uma aluna Beatriz Sally, de 27 anos, moradora do bairro Rocha.

Marcelo Eco destacou a emoção de compartilhar sua trajetória com os alunos. 

“É gratificante demais ministrar aulas na minha cidade, para o meu povo, e descobrir os talentos que temos em São Gonçalo. Nessas primeiras aulas, pude contar um pouco da minha história e, de maneira prática, ensinar o que vivo no meu dia a dia”, afirmou.

Ao longo das próximas aulas, os alunos terão contato com técnicas de graffiti, desenho técnico, muralismo e atividades práticas em diferentes espaços. No total, serão 12 encontros ao longo de três meses, sempre com uma aula por semana.

Foto: Luiz Carvalho

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *