Profissionais do turismo gonçalense se reúnem em encontro no Lavourão

Profissionais do turismo gonçalense se reúnem em encontro no Lavourão

Reunião, que foi considerada um marco, debateu ações estratégicas para impulsionar o setor

Cerca de 50 profissionais ligados ao setor de turismo em São Gonçalo participaram, na noite desta terça-feira (12), de uma reunião que teve como objetivo a troca de ideias com representantes da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, para debater propostas e ações estratégicas para impulsionar o turismo no município.

O encontro teve início por volta das 19h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, no bairro Estrela do Norte. Estiveram presentes no encontro membros do trade turístico do município, incluindo condutores, guias, empresários do setor, empresas de transporte e representantes da sociedade civil.

A secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira, conduziu a reunião e anunciou a abertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no dia 22 deste mês, na Casa das Artes.

Durante a reunião, os participantes receberam esclarecimentos sobre a Lei do Turismo e a instituição de um Grupo de Trabalho (GT), composto por membros da sociedade civil e representantes da Secretaria, para atuação conjunta no fortalecimento do turismo. Será criado um canal de comunicação exclusivo entre o grupo, no Whatsapp, para apontamentos, sugestões, identificação de carências e discussões de temas relacionados ao turismo do município.

“Reunimos aqui o trade turístico do município para falarmos sobre ações da secretaria nesse segmento e os nossos próximos passos. Contamos com o auxílio de vozes experientes no turismo e buscamos mostrar a relação da cultura e turismo e como esses segmentos podem trabalhar juntos para o desenvolvimento da cidade, beneficiando a população e buscando atrair recursos para a área”, destacou a secretária Julia Sobreira.

Felipe Rocha, profissional da área de turismo e professor, também destacou o poder do turismo na cidade. Segundo ele, essa possibilidade de bate-papo entre o poder público e os profissionais do setor é essencial.

“Estou aqui como um colaborador da secretaria. Os responsáveis pela pasta elaboraram uma proposta que me deixou muito feliz. Esse planejamento participativo, quando se fala de dar início a novos projetos e trazer a sociedade civil organizada para opinar, é algo muito construtivo. Aqui, temos representantes de agências de viagem, da classe cultural e artística, pessoas que fazem turismo na prática na cidade. Ter essa troca com esses profissionais é essencial!”, disse.

Cathiane dos Santos, de 27 anos, é turismóloga e guia de turismo. Ela é responsável pelo projeto “Contos de Guia”, que realiza passeios em São Gonçalo. Em 2023, seu projeto foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, realizando passeios turísticos com escolas municipais.

“Essa reunião é um marco! É muito importante essa troca com o poder público, para que ele entenda nossas demandas e consiga fazer políticas públicas que vão beneficiar nosso trabalho, além dos editais de incentivo à cultura voltados ao turismo”, afirmou.

Fotos: Fabio Guimarães

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *