O bom filho a Casa torna: Leonardo Giordano deixa a secretaria das Culturas e Julia Pacheco reassume a pasta

O bom filho a Casa torna: Leonardo Giordano deixa a secretaria das Culturas e Julia Pacheco reassume a pasta

Julia Pacheco e Leonardo Giordano: parceiros em prol da cultura e das politicas públicas do setor no município; Na Câmara, vereador disse que vai reforçar compromisso com a cidade e com o setor cultural

A Câmara dos Vereadores de Niterói ganhou a presença de Leonardo Giordano de volta. E o vereador do PCdoB reafirmou seu compromisso com a cidade e com o setor cultural. A mudança foi anunciada na terça-feira (12) no Diário Oficial e tem como objetivo garantir a discussão dos temas da cultura no espaço parlamentar, historicamente liderados pelo vereador do PCdoB, que é recordista em leis aprovadas no município. Assume a pasta a ex-secretária das Culturas, Júlia Pacheco.

A decisão foi sugerida pelo próprio parlamentar e com o acordo do prefeito Rodrigo Neves, conforme explicou Giordano.

“Temos pautas importantes da Cultura e da cidade, além da preparação para a votação do orçamento do ano que vem. Retornar à vereança é uma necessidade do momento, para garantir tudo que estamos construindo em termos de fortalecimento da cultura. Júlia tem a experiência necessária e esteve todo esse tempo ao meu lado, implementando todas as ações e projetos. É uma mudança que fortalece a cultura, que volta a ter cadeira legislativa”, disse ele.

Segundo Giordano, retornar à Câmara tem como pautas centrais a garantia dos recursos para a Cultura em 2026, e fazer pressão por novos espaços culturais em prédios abandonados pelo governo do estado, com a retomada da Comissão de Cultura da Câmara. “É lá que vamos avançar nessas conquistas que beneficiarão toda a cidade”.

Giordano reforçou que a Secretaria das Culturas continuará com todas as atividades atuais e as metas em curso, garantindo a continuidade das políticas estruturantes sem afetar a programação em andamento. Entre os destaques estão o Projeto Brotaí, com cerca de 1.600 alunos, editais municipais que somam mais de R$ 7,5 milhões no ano até aqui, a retomada da Agenda Cultural e a continuidade da Lei Aldir Blanc. Também será inaugurado o Centro Cultural Cauby Peixoto – obra quase finalizada na gestão Giordano -, o primeiro teatro público municipal da Zona Norte, resultado de uma luta de mais de 20 anos pela descentralização dos investimentos culturais. Os editais e apoios seguem ativos, reafirmando o compromisso com o direito à cultura como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e fortalecimento da identidade local.

SOBRE JÚLIA PACHECO – Ela é bacharel em Produção Cultural pela UFF e pós-graduada em Cultura e Educação. Foi secretária das Culturas de Niterói entre 2023 e 2024, onde também atuou como chefe de gabinete, coordenando a implementação da Lei Aldir Blanc e o programa Niterói Cidade do Audiovisual.

É vice-presidenta do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Cultura das capitais e municípios associados, atuou como pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa e como consultora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais. Trabalhou na Fundação de Artes de Niterói, na Secretaria Municipal de Cultura do Rio, na Secretaria de Cultura de Paraty, na Casa França-Brasil, no Sesc, no Oi Futuro e em festivais como Cinefoot e Araribóia Cine. Tem experiência nas áreas de produção, gestão e políticas culturais, com atuação em editais, programas públicos, eventos e projetos socioculturais.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *