Ação da PM é para enfraquecer a facção Comando Vermelho que atua na Reta Velha
Depois do confronto que deixou dois criminosos mortos e um foi preso em flagrante durante confronto em operação no Complexo da Reta Velha, em Itaboraí, a Polícia Militar “tomou” novamente o local com uma Operação Planejada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (01/08).
Segundo informações de fontes policiais, o trabalho dos policiais no local tem o objetivo de desarticular e enfraquecer as ações delitivas na região; recuperar veículos roubados e locais de desmanche e Coibir a expansão territorial da facção criminosa autodenominada Comando Vermelho (CV).
Os policiais querem também conter o roubo de veículo na área, tendo em vista o aumento desta modalidade no mês em vigor (julho 2025) em comparação a julho de 2024; desarticular as quadrilhas de roubadores de veículos e fazer a desobstrução da Via Pública.
Participam do trabalho; os oficiais do 35 BPM; quatro alas do Grupo de Ações Táticas (GAT) + uma viatura do 35° BPM; uma eEquipe de busca do Serviço Reservado (P2) do 35 BPM; uma ambulância do GESAR, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e uma equipe de Demolição do 4° CPA.
O Complexo da Reta Velha é considerado um ponto estratégico para o tráfico de drogas. No último dia 17 de junho, a PM realizou uma outra incursão no local, que resultou em um tiroteio e na apreensão de um fuzil. Neste caso, não houve feridos.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), os furtos de veículos em Itaboraí cresceram de 17, em junho de 2024, para 24, em junho de 2025. Nos primeiros seis meses deste ano, houve um total de 124 registros deste tipo de crime.
OS CUIDADOS – Antes do início da operação foi realizado um briefing com todo o efetivo abordando os seguintes temas: uso do colete e da COP, limpeza do armamento, emprego das técnicas de patrulhamento, Lei do Abuso de autoridade e IN 044/15 (quando o policial deve atirar).
Além disso foi formada força de tropa com número de policiais suficientes para desestimular uma resistência por parte dos criminosos diminuindo assim o risco de confronto.
A polícia destacou que a Operação se iniciou em horário com menor circulação de pessoas na rua.
A atuação cronológica das equipes foi a seguinte: às 04h da manhã teve um briefing com todo o efetivo participante; às 04h30min., as equipes fizeram o deslocamento para o terreno onde estão até o momento a procura de criminosos. A polícia ainda não divulgou o resultado operacional preliminar.
Faça sua denúncia pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
