Projeto leva conscientização sobre cuidados com animais para alunos da rede municipal

Projeto leva conscientização sobre cuidados com animais para alunos da rede municipal

Iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura

O Projeto Meu Ambiente segue incorporando a educação ambiental ao cotidiano das escolas da rede municipal de São Gonçalo. Na tarde desta terça-feira (29), uma ação educativa foi realizada na Umei Margarida Maria Garcia Araújo, na Venda da Cruz, com a turma do Pré 2. A atividade teve como foco a importância dos animais no meio ambiente e os cuidados necessários com eles.

A programação contou com duas palestras. A primeira foi ministrada pela veterinária sanitarista Viviane Alves, que explicou de forma lúdica a diferença entre animais domésticos e selvagens, além de abordar temas como maus-tratos, abandono e o que caracteriza um animal de rua.

“Abordamos alguns temas como o que são situações de maus-tratos e doenças que os animais de rua transmitem. O objetivo é que, de maneira didática, eles consigam discernir e identificar essas situações e o que é certo e errado. Isso abrange a saúde delas e a saúde coletiva”, explicou a veterinária.

A segunda palestra foi conduzida por um agente da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, que atua no resgate de animais de grande porte. Ele falou sobre os perigos que animais soltos nas ruas podem oferecer à população, além de reforçar a importância da guarda responsável.

O Projeto Meu Ambiente é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa está vinculada ao Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA São Gonçalo) e segue as diretrizes estabelecidas pela Resolução Conjunta SEAS/Inea nº 039/2021.

“O trabalho de conscientização precisa começar desde cedo. Quando levamos esse tipo de conteúdo de forma acessível às crianças, estamos formando cidadãos mais empáticos, responsáveis e atentos às questões ambientais e de bem-estar animal”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Lemos.

Fotos: Renan Otto

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *