Evento, na via da concessionária Arteris Fluminense, teve foco na Saúde e Segurança
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS), em parceria com a concessionária Arteris Fluminense, realizou na manhã desta terça-feira (29/07) uma ação especial voltada exclusivamente para motociclistas.
A atividade aconteceu na Avenida 22 de Maio, altura do número 2700, no bairro Santo Expedito, e reuniu cerca de 380 motocicletas, com a entrega de mais de 220 kits de segurança e 52 doses de vacinas aplicadas.

O secretário municipal de Transporte, Marcelo Figueiredo, destacou a importância da iniciativa como forma de prevenção e cuidado com quem utiliza a moto como meio de transporte ou trabalho.
“Essa é uma categoria que está presente diariamente nas ruas e estradas, e precisa estar protegida, informada e valorizada. Nossa missão é cuidar das pessoas, oferecendo não apenas infraestrutura, mas também ações educativas e de saúde que realmente façam diferença no dia a dia desses profissionais e cidadãos”, disse o secretário.
Em alusão ao Dia do Motociclista, celebrado no último dia 27 de julho, a ação teve como principal objetivo conscientizar os motociclistas sobre a importância da segurança no trânsito e dos cuidados com a saúde. Além dos serviços de saúde e distribuição de equipamentos de proteção, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) aplicou vacinas contra gripe, tétano, hepatite B e, também, contra o sarampo.
A analista de projetos educacionais e segurança no trânsito da Arteris Fluminense, Munique Quadros, ressaltou que a ação foi pensada especialmente para os motociclistas de Itaboraí, devido ao alto índice de sinistros envolvendo esse público na região.
“Hoje a gente está aqui trazendo uma ação voltada para os motociclistas porque domingo, dia 27, foi o Dia do Motociclista. A Arteris Fluminense trabalha constantemente todos os meses com ações educativas para motociclistas, ciclistas e todos os públicos que trafegam pela rodovia. Nós entendemos que o público que trafega na rodovia é o mesmo público que trafega dentro das cidades. Então, em parceria com a Prefeitura, a gente veio trazer essa conscientização para os motociclistas, passando dicas de segurança, quais os tipos de roupas necessárias que eles precisam utilizar para trafegar, quais os equipamentos que eles precisam usar e os tipos de cuidados que eles precisam ter. Realizamos também, algumas entregas de equipamentos de segurança como a antena corta pipa, para prevenir incidente”, explicou a analista.
Durante o evento, a Arteris Fluminense ofereceu ainda serviços de higienização de capacetes e distribuiu antenas corta linha (pipa), redes aranha e cordinhas para chave, reforçando o compromisso com a segurança de quem está diariamente nas ruas e estradas.
Morador do bairro Joaquim de Oliveira e motoboy há mais de 10 anos, Elias da Silva, de 40 anos, também participou da ação e elogiou a iniciativa.
“Tô achando interessante, porque as vias da cidade, no momento, acontecem obra e é importante pra divulgação também da segurança em relação ao motoboy, porque a gente sofre muito aí com as vias ruins e também a consciência também, porque se você está consciente de pilotar moto, tem que estar sempre passando pro motoboy isso, porque muito sem habilitação, muito sem colete preciso também, entendeu? Tem tudo essa questão. Em relação à segurança, acho que tem que estar em primeiro lugar pra gente”, contou o morador de Joaquim de Oliveira.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
