Assistência Social gonçalense oferece acolhimento para pessoas em situação de rua

Assistência Social gonçalense oferece acolhimento para pessoas em situação de rua

Campanha do Agasalho tem pontos de coleta pela cidade; Os Centros especializados atendem pessoas em situação de rua de 18 a 59 anos

Os moradores em situação de rua, assim como em outras cidades, são vistos pelo Centro do município de São Gonçalo, mas é bom saber que a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura conta com dois equipamentos essenciais para dar suporte às estas pessoas.

E o Executivo gonçalense ressalta que, em tempos de inverno, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no Mutondo, e o Centro de Acolhimento Social Gonçalense (CASG), em Vista Alegre, garantem cuidado e acolhimento.

Neste mês, para proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade social do frio, a Campanha do Agasalho recebe doações de itens de inverno no CRAS de Vista Alegre, Partage Shopping, na sede da Secretaria de Assistência Social, na Venda da Cruz, e no Pátio Alcântara. Vale destacar que o Centro Pop e o CASG também recebem doações de roupas, sapatos e cobertores durante todo o ano.

O Centro Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no Mutondo, atende pessoas em situação de rua de 18 a 59 anos. O local realiza atendimentos com psicólogos e assistentes sociais, com o objetivo de garantir suporte e a ressocialização dessas pessoas.

O espaço funciona, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com demanda espontânea. Além disso, uma equipe realiza ação diurna e noturna nas ruas, para apresentar os serviços oferecidos para grupos que ainda não conhecem o equipamento e, também, para acompanhar aqueles que já são usuários. 

No local, os usuários recebem duas refeições, um café solidário, fornecido por instituições e projetos religiosos, e um almoço. O espaço também oferece aulas de corte e costura, além de encaminhamento para o Detran, para aqueles que não possuem documento de identificação, e as assistentes sociais inserem membros no programa social Cadastro Único.

O gonçalense que desejar ser atendido ou indicar o serviço pode entrar em contato pelo número (21) 97143-9033.

“Nós temos muitos casos de pessoas que passaram pelo equipamento e tiveram uma mudança de vida, como por exemplo, um usuário que saiu daqui, foi atendido no CASG e depois conseguiu um emprego. Alguns possuem dependências químicas, mas todos têm suas histórias e merecem atenção e proteção. Nosso trabalho é ver a transformação de todos que buscam por uma assistência,” destacou a coordenadora do Centro Pop, Tatiana Lessa.

O Centro Pop não oferece dormitórios. Para esse acolhimento, os usuários são encaminhados para o Centro de Acolhimento Social Gonçalense (CASG), em Vista Alegre.

Fotos: Fabio Guimarães

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *