RJ Transplantes viabiliza captação de mais um coração no Hospital Estadual Alberto Torres para doação

RJ Transplantes viabiliza captação de mais um coração no Hospital Estadual Alberto Torres para doação

Família autorizou a doação após acolhimento da Comissão Intra-Hospitalar do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat); Esse é o quarto coração captado na unidade e o segundo em um mês

O coração de uma criança, de apenas sete anos, foi captado para doação nesta quarta-feira (16/07) no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), por meio do programa RJ Transplantes, organizou a logística de transporte do órgão no helicóptero da Superintendência de Operações Aéreas (Soaer) da Secretaria, após a decisão da família pela doação.

Este é o quarto coração captado no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) este ano e o segundo em um espaço de um mês. Com a autorização de doação assinada pela família, uma força-tarefa foi montada para a captação e transporte do órgão no menor tempo possível. A equipe médica chegou até o hospital em um veículo do programa RJ Transplantes, enquanto uma equipe da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) organizava o transporte do coração através de uma de suas aeronaves até a unidade onde estava o receptor.

A captação ocorreu no centro cirúrgico do Centro de Trauma do HEAT e contou com apoio da equipe de anestesia, enfermagem e instrumentação da unidade. Em uma hora e meia de procedimento o pequeno coração pulsava na mão do médico. O órgão, então, foi embalado em uma solução de preservação para garantir sua viabilidade durante o transporte. A equipe também captou córneas e fígado.

Sobre o paciente – A criança, uma menina de sete anos, foi transferida do Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro, para o CTI do Hospital Estadual Alberto Torres em estado grave, no último dia 12 de julho, mas acabou falecendo.

A família recebeu todo suporte das equipes médicas e todas as orientações e acolhimento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdotts) do HEAT- uma das melhores do país – até a decisão pela doação do órgão da criança para transplante para que outra criança possa sobreviver.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *