Profissionais do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara apresentaram trabalho em congresso sobre cuidados paliativos

Profissionais do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara apresentaram trabalho em congresso sobre cuidados paliativos

Produção científica foi elaborada a partir de experiência na unidade, onde foi criada uma comissão nessa área

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, marcou presença no III Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro (PALI RIO), realizado nos dias 03 e 04/07 na capital fluminense. A cidade foi representada no evento pela equipe da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, que apresentou o trabalho “Implantação da Comissão de Cuidados Paliativos”, detalhando todo processo de elaboração da iniciativa na unidade hospitalar, iniciada em fevereiro de 2023 a partir do empenho e articulação entre os colaboradores.

A produção científica, de autoria das profissionais Ingrid Moura de Oliveira e Flavia Menezes, descreve as etapas da implantação da comissão de cuidados paliativos no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, os fundamentos teóricos utilizados e os protocolos desenvolvidos. Todo o procedimento foi minuciosamente construído com base em critérios técnicos, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Cuidados Paliativos, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Internacional de Cuidados Paliativos e de Hospice (IAHPC).

O estabelecimento da comissão de cuidados paliativos da unidade hospitalar envolveu diversas ações essenciais, como sensibilização das equipes, definição de critérios de elegibilidade, elaboração do regimento interno, além da implementação de práticas como visita familiar ampliada, conferências com familiares, articulação com outras comissões e formação contínua da equipe multiprofissional do hospital.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou a importância do olhar humanizado e qualificado aos pacientes em cuidados paliativos.

“A presença dos profissionais do Hospital Che Guevara no congresso reafirma nosso compromisso com uma assistência que valoriza não só o tratamento, mas também os desejos, valores e necessidades de cada paciente e sua família. Fortalecer a cultura dos cuidados paliativos é ampliar o olhar sobre a assistência, promovendo mais escuta, empatia e respeito em cada atendimento”, afirmou.

Ingrid Moura de Oliveira, vice-presidente da comissão de cuidados paliativos do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, reforçou o simbolismo do trabalho apresentado.

“Foi uma honra representar o hospital no Congresso Pali Rio 2025, um dos encontros estaduais dedicados aos cuidados paliativos. Na ocasião, apresentamos um pôster científico que descreve a implantação dessa comissão em nossa unidade, destacando os desafios, estratégias e conquistas obtidas desde sua criação em conjunto com toda equipe envolvida. Esse é um passo na consolidação da cultura paliativista na unidade, mostrando nosso compromisso com a humanização do cuidado”, garantiu.

Sobre o evento

O III Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro (PALI RIO) reuniu profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e gestores de todo o país na Barra da Tijuca, na capital do estado. A programação incluiu debates sobre os desafios e avanços no cuidado a pessoas com doenças ameaçadoras à vida, com foco em ampliar o acesso e qualificar a assistência por meio de um olhar integral e humanizado.

Organizado pela Academia Estadual de Cuidados Paliativos (AECP-RJ), em parceria com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o congresso é um espaço de referência na área, contando com mesas-redondas, conferências, workshops e apresentação de trabalhos científicos, promovendo o diálogo entre ciência, prática clínica e sensibilidade no cuidado.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *