Prefeitura de Rio Bonito apresenta orçamento 2026 em Audiência Pública

Prefeitura de Rio Bonito apresenta orçamento 2026 em Audiência Pública

Representantes de vários seguimentos da sociedade, como empresários, comerciantes, secretários municipais, vereadores e moradores locais, entre outros, participaram da Audiência Pública, realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação Geral e Gestão para apresentação e discussão da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2026 e do Plano Plurianual 2026/2029.

O encontro, realizado na última sexta-feira (4) no Auditório do Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro, apresentou as previsões de recursos e as ações que serão executadas pelo poder público no próximo ano.

Segundo o secretário de Planejamento, Coordenação Geral e Gestão, Humberto Belgues, a Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma reunião onde cidadãos e representantes da administração pública discutem e opinam sobre o projeto da LOA, que estima as receitas e fixa as despesas do município para o próximo ano. Essa ferramenta permite que a população participe da definição das prioridades de gastos públicos e influencie o planejamento orçamentário.

Orçamento 2026 – Também é um importante instrumento de participação popular que permite aos cidadãos influenciar a elaboração do orçamento municipal, onde os mesmos podem e devem apresentar as necessidades de suas localidades para inclusão no orçamento do exercício seguinte e, ao participar, os cidadãos exercem seu direito de controle social sobre as decisões do governo e contribuem para a construção de um município mais justo e eficiente.

“A audiência pública é uma conquista da sociedade que busca por transparência nas ações públicas e está fundamentada na transparência da Gestão Fiscal, conforme o parágrafo 1º, inciso I do artigo 48º, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), e essa é marca do Governo Marcos Abrahão que preza pela transparência”, afirma o Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação Geral e Gestão, Humberto Belgues.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *