Maricaenses ganham eletrocardiógrafo digital nas Unidades de Saúde da Família

Maricaenses ganham eletrocardiógrafo digital nas Unidades de Saúde da Família

Equipamento permite a realização dos exames na Atenção Primária, permitindo diagnósticos rápidos e precisos

A população maricaense, no mês em que a cidade completa 211 anos, celebra mais uma conquista na qualificação dos serviços oferecidos à saúde: agora todas as Unidades de Saúde da Família (USF) passam a contar com eletrocardiógrafos digitais.

Esse avanço possibilita a realização de eletrocardiogramas nas 28 unidades, o que reforça o processo de modernização contínua do atendimento à população, assim como a reestruturação da Atenção Primária.

A partir disso, os equipamentos digitais com tecnologia de ponta, que registram a atividade elétrica do coração, estarão disponíveis pela primeira vez em todas as USF, não sendo necessário o encaminhamento para serviços especializados.

Por meio dessa iniciativa, serão oferecidos resultados mais precisos, os laudos serão emitidos com agilidade e haverá integração direta com os prontuários eletrônicos, garantindo segurança e eficiência no diagnóstico de doenças cardíacas.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a importância dos equipamentos dentro dos serviços das Unidades de Saúde da Família.

“Nos empenhamos continuamente para qualificar a nossa Atenção Primária e, com os eletrocardiógrafos digitais em todas as unidades, avançamos ainda mais nesse sentido. Os eletrocardiogramas contribuem para identificar doenças cardíacas perigosas, por isso, com diagnósticos mais próximos à população, fortalecemos a prevenção e promoção à saúde nos quatro distritos da cidade”, afirmou o secretário.

Para o cardiologista Eduardo Neumann, o equipamento chega para detectar, de forma precoce, as doenças cardiovasculares, que hoje são as maiores causadoras de morte no mundo.

“Esse é um momento muito importante para a saúde de Maricá. Com essa tecnologia, conseguimos realizar o exame com mais agilidade e precisão, evitando deslocamentos desnecessários e acelerando o início dos tratamentos quando necessário. É um avanço que reforça o papel estratégico das USF no cuidado integral à saúde”, ressaltou o cardiologista.

Atenção Primária promove o bem-estar da população

Segundo a Prefeitura, as Unidades de Saúde da Família (USF), parte da Atenção Primária, são a porta de entrada para toda a rede municipal, com ações de promoção e proteção à saúde voltadas à prevenção e manutenção do bem-estar, evitando o agravamento de cada caso. Atualmente, o município conta com 28 USF, nos quatro distritos da cidade.

“Cada USF é responsável por atender os moradores daquela região, que são cadastrados pelo agente comunitário de saúde da sua área. Entre os serviços oferecidos estão: consulta médica, de enfermagem e odontológica; acompanhamento de doenças crônicas; acompanhamento da gestante e do bebê; exames preventivos; testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); vacinação contra diversas doenças, dentre outros”, disse o Executivo no texto.

Foto: Julio Silva

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *