Maricaenses celebram 211 anos da cidade com primeira Meia Maratona Internacional na Orla de Itaipuaçu

Maricaenses celebram 211 anos da cidade com primeira Meia Maratona Internacional na Orla de Itaipuaçu

Evento vai reunir 5 mil atletas e reforça vocação esportiva da cidade

Os maricaenses vão participar da primeira edição da Meia Maratona Internacional da cidade, em comemoração aos 211 anos de Maricá. A iniciativa vai reunir 5 mil atletas na Orla de Itaipuaçu, um dos cenários mais encantadores da região, no sábado 24 e domingo (25/05), com direito a premiações para os melhores colocados.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Filipe Bittencourt, o evento reforça a identidade esportiva no município. “Aqui, em Maricá, as pessoas amam correr. Os espaços públicos e orlas são constantemente ocupados por grupos de corredores. Promover uma competição do porte da Meia Maratona Internacional confirma essa vocação da cidade, a prova disso foi o tempo recorde em que as inscrições foram esgotadas”, disse o secretário.

Mais do que uma competição, a Meia Maratona Internacional é um convite à celebração da saúde, do bem-estar e da natureza exuberante de Maricá, município marcado por praias, lagoas, ilhas, cachoeiras e trilhas. O nome da cidade vem do tupi-guarani e significa “planta de espinho”. Maricá também se destaca por sua miscigenação cultural, com raízes indígenas, portuguesas e angolanas, além de ser uma das cidades brasileiras com mais obras assinadas por Oscar Niemeyer.

A programação começa no sábado (24/05) com a Corrida Infantil, dedicada a crianças de 2 a 14 anos, reforçando a integração entre esporte e família desde a infância.

No domingo (25/05), a Orla de Itaipuaçu recebe os percursos de 21 km, 10 km e 5 km em um trajeto rápido e inspirador, moldado por paisagens naturais e com estrutura de excelência. A proposta é democratizar a corrida, incentivando a participação de atletas experientes, iniciantes e caminhantes.

 Influenciadores e nomes de peso nas pistas

A primeira edição da Meia Maratona Internacional também contará com a presença de influenciadores que se destacam no universo das corridas, como Musser, Aliny Glaser, Lucas Vitoriano e Daniel Rangel, atleta do esporte adaptado que compete em cadeira de rodas. Outro destaque é a participação de Luciete Souza, primeira mulher a conquistar o lugar mais alto do pódio na estreia da tradicional Corrida da Ponte, em 1981, quando cruzou a linha de chegada descalça.

Além disso, a prova reforça seu caráter internacional ao atrair atletas de diferentes partes do mundo, como Quênia, Estados Unidos e outros países, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário esportivo da região.

 Movimentação econômica e impacto social

A estimativa é de que o evento movimente cerca de 15 mil pessoas na cidade. “Temos 38% dos inscritos moradores de Maricá e 62% de outras regiões do Brasil. Isso aquece a economia local, fomenta o turismo e gera empregos. Estimamos um impacto financeiro de aproximadamente R$ 2 milhões”, afirma Rafael Prefeitinho, diretor de prova da Meia Maratona Internacional de Maricá.

Segundo ele, o sucesso da prova já inspira planos ambiciosos. “Queremos transformar o evento em uma maratona completa em 2026. Tivemos 5 mil inscrições esgotadas em apenas quatro minutos. Isso mostra o potencial da corrida. Já estamos trabalhando na segunda edição com a intenção de torná-la parte permanente do calendário oficial de eventos da cidade”, completa.

A Meia Maratona Internacional de Maricá vai além do esporte: é uma manifestação de amor pela cidade, por sua cultura e pela busca de uma vida mais saudável.

 Serviço

Corrida Infantil (2 a 14 anos)
Data: 24 de maio (sábado)
Horário: 8h às 11h

Percursos 21 km, 10 km e 5 km
Data: 25 de maio (domingo)
Largadas:
* Meia Maratona (21 km): 5h20
* Corrida 10 km: 7h30
* Corrida 5 km: 8h30

Local: Orla de Itaipuaçu – Maricá (RJ).

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *