Caminhada pela inclusão mobiliza São Gonçalo em apoio à causa autista

Caminhada pela inclusão mobiliza São Gonçalo em apoio à causa autista

Evento reuniu famílias, profissionais e apoiadores em uma manhã de conscientização

Neste sábado (12), as ruas de São Gonçalo foram palco de uma importante mobilização em prol da inclusão e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A caminhada “Inclusão e respeito: Os autistas têm direito!” foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e reuniu famílias, ativistas e apoiadores da causa.

O ponto de encontro foi na Rua Coronel Moreira César, próximo ao INSS, e seguiu até a Praça Dr. Luiz Palmier, onde os participantes foram recebidos pela Feira de Artesanato de Mães Atípicas, que permaneceu no local até às 15h. A feira contou com a participação de mães empreendedoras que fazem parte do projeto “Te Acolher Mães”, criado para apoiar mães atípicas com acolhimento, rede de apoio e geração de renda.

A ação foi promovida pelo grupo TEA Mães em Ação e pela Casa Atípica, em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência.

Para Claudia Antunes, de 38 anos, mãe de Jackson Antunes, de 8 anos, diagnosticado com TEA nível 3, a mobilização é um importante passo rumo a uma sociedade mais empática e inclusiva. “Eventos como esse são essenciais para que a sociedade entenda que o autista, antes de tudo, é uma pessoa. Eu tenho um filho lindo e maravilhoso que me ensina a viver melhor e ser uma mulher melhor. O Dia da Conscientização do Autismo não deveria ser lembrado só em 2 de abril ou com apenas uma passeata no ano. Vivemos essa realidade 365 dias. Mas esse evento é importante porque traz informação, e com informação vem empatia, e com empatia vem o respeito que nós tanto precisamos”, declarou.

Além de participar da feira como expositora, Claudia compartilhou os desafios enfrentados por mães atípicas, especialmente no mercado de trabalho. “É muito difícil conseguir trabalhar quando se tem um filho que precisa da gente 24 horas por dia. A feira é uma oportunidade real de termos uma renda e, ao mesmo tempo, estarmos perto dos nossos filhos”, completou.

A caminhada também contou com atendimento odontológico gratuito no Odontomóvel, disponibilizado pela Secretaria de Saúde.

O subsecretário da Pessoa com Deficiência, Evangelista Ubirajara, destacou a importância da iniciativa e a parceria com o grupo TEA Mães em Ação. “Essa caminhada já existe há seis anos, mas a Subsecretaria entrou como parceira porque reconhece a importância desse apoio. A cada dia, uma nova criança é diagnosticada e precisa de uma rede de acolhimento. A Prefeitura de São Gonçalo, junto com o prefeito Capitão Nelson, tem dado esse suporte. Essa luta não é só das mães, essa luta é de todos nós”, afirmou.

O intuito da caminhada foi promover uma mobilização significativa para dar visibilidade à causa e conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão e acessibilidade aos autistas. 

Foto: Renan Otto

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *