O encontro foi realizado no auditório da Estação Cidadania, em Nova Cidade
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) do município de Itaboraí, realizou, uma capacitação voltada aos professores do Projeto Transformar, que oferece atividades físicas gratuitas para a população.
O trabalho tem o objetivo de reforçar técnicas de avaliação da intensidade do esforço físico durante a prática de exercícios.
Durante a capacitação, os profissionais dos polos do projeto participaram de uma atualização sobre métodos que ajudam a identificar o quanto os alunos estão se esforçando em cada atividade, respeitando seus limites e promovendo mais segurança e eficiência nos treinos.
Entre os métodos abordados, destacam-se o teste da fala, em que se observa a capacidade do aluno de conversar durante o exercício como forma de medir o nível de esforço, e a Escala de Esforço Percebido de Borg, que permite ao praticante avaliar subjetivamente a intensidade da atividade realizada.
Técnicas como essas são fundamentais para a condução segura e personalizada das aulas, especialmente com públicos variados, como idosos e pessoas com restrições físicas.
A capacitação é parte do calendário permanente de formação promovido pela Semel, que busca valorizar os profissionais da área e melhorar a experiência dos mais de 2.000 alunos atendidos pelo Projeto Transformar em mais de 25 pontos da cidade, com 35 tipos diferentes de atividades.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
