O subprefeito de Itaboraí, Hédio Mataruna, ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento à população
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu o X Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí. O evento, realizado no auditório da Comunidade Batista de Itaboraí (CBI), no Centro, reuniu profissionais da saúde, pesquisadores e representantes de instituições para debater estratégias de combate à doença no município.
A abertura contou com a participação da coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí, Maria José Fernandes Pereira; da secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, e de autoridades estaduais e federais, como o representante do colegiado do Fórum de Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro, Alex Gomes, e a consultora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Caroline Morgado.
O subprefeito de Itaboraí, Hédio Mataruna, elogiou os investimentos feitos na saúde municipal.
“Tenho muito orgulho do SUS que nós estamos construindo na gestão atual, com um tratamento digno para as pessoas e o maior investimento na saúde na história do município. Em nome do prefeito, eu gostaria de agradecer a presença de todos vocês aqui, com o objetivo de aprender mais para servir melhor. Todos nós somos servidores e precisamos servir as pessoas cada vez melhor”, declarou o subprefeito.
Com o tema “Na luta contra a tuberculose, juntos somos mais” e o lema “Sim, nós podemos acabar com a TB”, o seminário abordou os avanços e desafios no enfrentamento da tuberculose, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, enfatizou o compromisso da gestão com a qualificação dos profissionais e a melhoria da assistência prestada aos pacientes.
“Temos que dar dignidade para dar saúde. E somos privilegiados por estarmos aqui aprendendo mais e nos tornando cada vez mais responsáveis pelo enfrentamento da doença. Eu tenho certeza que a gestão atual deixará boas marcas na história da saúde do município, assim como vem deixando”, afirmou a secretária.
Durante a programação, os participantes tiveram acesso a palestras sobre o cenário epidemiológico da tuberculose em Itaboraí, a importância da atenção primária no cuidado da doença e estratégias para seu enfrentamento. O evento também apresentou iniciativas como o fortalecimento das ações de controle e a experiência do município com o auxílio alimentação para pacientes acometidos pela doença.
Maria José Fernandes Pereira, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, destacou a importância do engajamento de todos os profissionais na luta contra a doença no município.
“Nós só temos que agradecer a vocês por abraçarem essa causa e permitirem que a gente siga nossa militância em oferecer o melhor para o usuário do SUS de Itaboraí”, disse a coordenadora do programa.
O seminário foi encerrado com uma plenária e a premiação das equipes que se destacaram no controle da tuberculose em Itaboraí, reafirmando o compromisso da gestão municipal na erradicação da doença.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
