Gonçalenses aproveitam último dia da Semana de Ação Social 

Gonçalenses aproveitam último dia da Semana de Ação Social 

Ao todo, mais de mil atendimentos foram realizados no Pátio Alcântara

Mais de mil pessoas foram atendidas durante a Semana de Ação Social, encerrada nesta quinta-feira, no Pátio Alcântara, em São Gonçalo. A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Nesta quinta-feira, a programação incluiu oficina de laços e palestra sobre Janeiro Branco.

A oficina de laços foi realizada pela artesã Luciana Cardoso, do Projeto Lidera Mulher. A palestra, direcionada aos funcionários do shopping, foi ministrada pela psicóloga da equipe técnica Rafaela Ferreira. Fazendo alusão ao Janeiro Branco, o bate-papo ocorreu às 11h e teve o tema “Violência de gênero e seus impactos na saúde mental”.

Uma das participantes da palestra foi Alexandra França, que faz parte da equipe de Marketing do shopping. “A palestra foi sensacional, a equipe toda tirou dúvidas sobre o assunto, que é tão relevante e delicado. A parceria com a Prefeitura, para nós aqui do Pátio, é um privilégio, pois participamos também do fornecimento de serviços que a comunidade tanto precisa.”

A moradora do bairro Colubandê, Luciana Pereira, de 36 anos, contou sobre a sua experiência na ação. “Eu adorei o evento, as professoras das oficinas são maravilhosas, aprendi a montar um laço com facilidade. Os atendimentos aqui foram todos ótimos”, afirmou.

Em toda a Semana de Ação Social, o Comitê de Sub-registro também esteve presente realizando atendimentos para isenções para segunda via de documentos e para casamento; a Secretaria de Saúde ofereceu aferição de pressão arterial e orientações em Saúde; e a Universidade Estácio de Sá deu orientação jurídica aos gonçalenses.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva, reforçou a importância das atividades. “Fiquei muito feliz em ver tantos serviços funcionando gratuitamente para a população. Aqui, aproveitamos também para divulgar nossos projetos de empreendedorismo, além de promover cuidados com a saúde e participação em oficinas de artesanato.”

Um espaço de atendimento e acolhimento também foi montado no local, para mulheres em situação de violência, proporcionando acolhimento psicológico e apoio social. As participantes puderam ser encaminhadas para o CEOM Zuzu Angel, a fim de conhecer programas como o Lidera Mulher e a Feira da Mulher Empreendedora.

Fotos: Renan Otto

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *