Chuvas fortes: Prefeituras oferecem serviço gratuito de alerta por SMS

Chuvas fortes: Prefeituras oferecem serviço gratuito de alerta por SMS

A comunicação rápida e direta com a população é essencial para minimizar impactos e agilizar a resposta das equipes

Os moradores de Itaboraí e Rio Bonito agora podem se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil sobre chuvas, ventos fortes e riscos de desastres na cidade. O serviço é gratuito e funciona por meio de mensagens de texto (SMS). Para se inscrever, basta enviar uma mensagem para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade.

O objetivo dessa iniciativa é manter a população informada com antecedência, permitindo que os moradores tomem medidas preventivas para evitar acidentes causados por fenômenos naturais. Os alertas trazem informações sobre a gravidade das condições climáticas e possíveis riscos, como alagamentos e inundações.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Ricardo dos Santos Nunes, manter a comunidade informada é a melhor forma de prevenção, ajudando a reduzir os danos causados por desastres naturais

“Em períodos de chuva intensa, a orientação da Defesa Civil é que as pessoas procurem locais seguros e evitem transitar por áreas alagadas ou próximas a rios e canais que possam transbordar. Já em situações de ventos fortes e raios, a recomendação é manter distância de árvores e redes elétricas. Em caso de emergência, os cidadãos podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199”, afirmou a Prefeitura de Itaboraí no texto.

Em Rio Bonito, a Prefeitura de Rio Bonito, através da Defesa Civil Municipal, também ampliou o nível de alerta das equipes que atuam na cidade. “A medida se faz necessária devido ao aumento do volume das chuvas que vêm caindo na cidade. Um grande aliado desse trabalho de prevenção tem sido as ocorrências oriundas do sistema de envio de alerta de risco por SMS, onde a população é informada dos alertas de risco enviado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse o poder público no texto.

Os moradores devem se cadastrar na plataforma para receberem as mensagens de alerta. Para receber os avisos, basta enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199. A Defesa Civil responde à mensagem com uma confirmação do cadastro e envia alertas periódicos sobre situações que requerem atenção redobrada da população. O cadastramento de CEPs é ilimitado, mas somente será aceito um cadastro para cada endereço. Esse serviço é totalmente gratuito, tanto o envio de SMS quanto o recebimento dos alertas.

O uso de mensagem por SMS é uma das ferramentas que vem sendo usadas para manter a população informada sobre os riscos de eventos climáticos. O serviço de alerta com envio de mensagem de texto de celulares para os moradores, contém Informações sobre desastres naturais, como a proximidade de ventos fortes, tempestades, enchentes, alagamentos, deslizamentos de terras, entre outros.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *