Primeira etapa de cirurgias do Mutirão da Catarata beneficiou mais de 500 pessoas Itaboraí

Primeira etapa de cirurgias do Mutirão da Catarata beneficiou mais de 500 pessoas Itaboraí

As consultas pós-operatórias continuam no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI) até o próximo mês

A primeira etapa de cirurgias do Mutirão da Catarata foi concluída Com a realização de mais de 160 intervenções no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia. Iniciado em dezembro de 2024, o mutirão atendeu 515 pessoas, com o objetivo de zerar a fila de espera para essa especialidade cirúrgica e proporcionar mais qualidade de vida à população. As consultas pós-operatórias continuam no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI) até o próximo mês.

Antes da cirurgia, os pacientes passam por avaliações detalhadas, incluindo consulta médica especializada, exames laboratoriais e eletrocardiograma (ECG), para garantir que estão aptos para o procedimento.

Embora simples e de duração média de 15 minutos, a operação exige cuidados, e, enquanto aguardam, os acompanhantes recebem orientações sobre o pós-operatório, além de colírio Facoba e óculos escuros para conforto e proteção dos pacientes, reduzindo riscos de complicações.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou o impacto positivo da ação.

“Esse mutirão foi uma demonstração clara do compromisso da Prefeitura de Itaboraí com a saúde da nossa população. Garantimos que mais de 500 pessoas recuperassem a visão, transformando vidas e oferecendo mais qualidade de vida. A parceria com o Ministério da Saúde e o trabalho incansável da nossa equipe foram fundamentais para o sucesso dessa ação”, disse o secretário.

Após as cirurgias, os pacientes são acompanhados em três consultas pós-operatórias: a primeira, 24 horas após o procedimento; a segunda, após sete dias; e a última, 30 dias depois. Essas consultas são realizadas no CESI, que neste sábado recebeu 358 pacientes e no domingo 170 pessoas realizaram as consultas. O pós operatório consiste em avaliar a recuperação da visão dos pacientes por meio de biomicroscopia.

O aposentado Sérgio de Souza Leal, de 70 anos, celebrou a transformação em sua vida após o procedimento.

“Estou muito feliz, fui muito bem tratado durante todo o processo. Agora já consigo até jogar capoeira, coisa que não fazia antes por causa da visão. Estou emocionado e grato”, expressou o morador do bairro Novo Horizonte.

O Mutirão da Catarata foi realizado por meio do Programa Nacional para Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, do Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, que disponibilizou os recursos financeiros. A iniciativa foi estruturada e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí, tornando-se um marco histórico para a cidade.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *