Saúde Mental em alta: São Gonçalo tem programa de ações no Janeiro Branco

Saúde Mental em alta: São Gonçalo tem programa de ações no Janeiro Branco

Campanha destaca importância da saúde mental e vai tem evento nesta terça (7/2) na Praça de Alimentação do Shopping Pátio Alcântara

A saúde mental de São Gonçalo já não é mais a mesma. Nos últimos quatro anos, durante o governo do prefeito Capitão Nelson, os cuidados mudaram. O maior marco foi o fechamento da Clínica Nossa Senhora das Vitórias e, consequentemente, as internações. Hoje, os antigos pacientes são moradores de residências terapêuticas (RTs) e mostram que podem participar da vida em sociedade em mais um evento, nesta terça-feira (7/1), a partir das 14h, na Praça de Alimentação do Shopping Pátio Alcântara, em Alcântara.

A ação, que é gratuita e aberta ao público, faz parte da Campanha Janeiro Branco. “A campanha tem por objetivo alertar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional, visando a prevenção das doenças psíquicas em toda a população. O Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas tem visto um aumento considerável da demanda nesses últimos anos”, explicou a coordenadora da Saúde Mental, Elaine de Souza Xavier Dias. 

     No Pátio Alcântara, acontecerão apresentações artísticas com reflexões sobre o cuidado em saúde mental e apresentações dos usuários e profissionais da rede de atenção psicossocial. Além desta atividade, os equipamentos que atendem pacientes da saúde mental em São Gonçalo vão promover orientações e ações durante todo o mês de janeiro.

    Os usuários e funcionários dos centros de atenção psicossocial (Caps), do PAM Coelho e Clínica do Barro Vermelho – locais que atendem os pacientes da saúde mental – participarão de oficinas, rodas de conversa, atividades culturais e de promoção à saúde. 

    “Desde março do ano passado, não temos mais internações em São Gonçalo. Temos o Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, que atende as emergências psiquiátricas. Eles são internados e recebem tratamento até o fim do caso agudo e liberados para o retorno com a sua família. Aqueles que antes viviam internados, vivem nas RTs, onde têm apoio emocional e recebem cuidados. É uma mudança extraordinária na forma de cuidar da saúde mental”, descreveu a secretária municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour.  

Assistência

   Desde a desinstitucionalização, os pacientes psiquiátricos que moram com as suas famílias – quando em crise – têm acesso ao atendimento emergencial no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto – unidade referência. E para os atendimentos ambulatoriais de acompanhamento, eles têm os Caps, PAM Coelho e Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho.  

Caps Paulo Marcos Costa

Rua Ladislau de Andrade, 44, Mutondo

Caps Francisco dos Santos Siqueira 24h

Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro

Capsad

Rua Coronel Serrado, 1.543, Zé Garoto

Capsad Dr. Daniel Gomes da Silva 24h

Rua Augusto Franco, 52, Vila Três

Capsi Zé Garoto

Rua Coronel Serrado, 1.567, Zé Garoto

Capsi Dr. Joaquim dos Reis Pereira

Rua Jovelino de Oliveira Viana, 274, Alcântara

Clínica Gonçalense do Barro Vermelho

Ambulatório Ampliado Nise da Silveira

Rua Heitor Levi, 34, Barro Vermelho

PAM Coelho

Ambulatório Ampliado em Saúde Mental

Rua Cândido Reis, 89, Coelho

Hospital Luiz Palmier (HLP) – emergência psiquiátrica

Rua Estefânia de Carvalho, Zé Garoto.

#sgvaimudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *