Iniciativa teve início no dia 27 de novembro
Mais de mil contribuintes estiveram, nesta sexta-feira (27), negociando suas dívidas ativas e ajuizadas com o município no último dia de atendimento do “Concilia São Gonçalo 2024 – Desativa a Dívida Ativa”, fruto de um convênio entre a Procuradoria Geral do Município com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
A iniciativa forneceu, desde o dia 27 de novembro até hoje, atendimento para cerca de 20 mil gonçalenses que desejavam quitar suas dívidas ativas e ajuizadas no município com condições especiais. Além disso, foram feitos mais de 10 mil acordos desde então. O atendimento do Concilia foi feito na sede da Procuradoria, que fica no G3 do Partage Shopping, no Centro.
A procuradora Januza Brandão Assad Santos destacou a importância da iniciativa. “É uma forma de as pessoas quitarem suas dívidas ativas e ajuizadas. Fizemos, todos os dias, centenas de atendimentos e o feedback dos gonçalenses foi muito positivo. São Gonçalo já havia realizado essa parceria em 2022 e agora conseguimos novamente”, afirmou.
O programa era válido para dívidas ajuizadas no município para Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Coleta de Lixo (TCL), e multas. Durante a iniciativa, as pessoas e/ou empresas que optaram pelo pagamento à vista tiveram 10% de desconto na dívida principal e 100% de abatimento dos encargos moratórios. Os acordos também previam a quitação em até 48 parcelas.
O aposentado Antônio Ferreira, morador do bairro Porto da Pedra, esteve no Concilia nesta sexta-feira (27) e elogiou o atendimento no local. “Para mim, antes do Capitão Nelson, a questão das dívidas com o IPTU era mais desorganizada. Com essa iniciativa, eu consigo sair daqui hoje com a cabeça erguida e meus débitos quitados. Achei muito legal ter essa iniciativa aqui, fora o antedimento, que foi sensacional, os funcionários foram muito solícitos e fui atendido rápido”, afirmou.
Fotos: Julio Diniz
#SGVAIMUDAR