Licitação, em julho deste ano, foi anulada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por suspeita de irregularidades
Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Niterói, Rodrigo Neves, comprometeram-se a viabilizar a implantação da Linha 3 do Metrô, que conectaria São Gonçalo e Niterói ao Rio, caso as duas cidades sejam escolhidas para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A candidatura concorre com São Paulo e Assunção, no Paraguai.
Durante o evento de oficialização da candidatura no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Rodrigo Neves destacou a relevância do projeto, “Esse é um evento que vai integrar a Região Metropolitana. Na Olimpíada tivemos a Linha 4 do Metrô, integrando Barra e Zona Sul. Sabemos da importância da Linha 3 para essa integração”, disse o petista.
A Linha 3, responsabilidade do governo estadual, é discutida desde 1968 e inclui a construção de um túnel submerso sob a Baía de Guanabara. Em 2015, o projeto foi orçado em US$ 2,57 bilhões. Eduardo Paes reforçou a urgência do projeto, “É uma vergonha não termos um túnel de três quilômetros sob a Baía de Guanabara, quando conseguimos construir nove quilômetros no Porto Maravilha”, concluiu Paes.
LICITAÇÃO ANULADA – A licitação do estudo para implantação da Linha 3 do metrô — que planeja ligar a cidade do Rio de Janeiro a São Gonçalo, passando por Niterói — e a expansão da Linha 4, em que se estenderia até o Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da capital, foi anulada em julho deste ano por ordem do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por suspeita de irregularidades.
Fonte: cidadedeniterói.com
